Comemorado no dia 12 de outubro, o Dia das Crianças foi criado para celebrar os direitos das crianças e adolescentes, auxiliando na conscientização dos cuidados necessários durante essa fase da vida. Tradicionalmente, nessa data, os adultos costumam presentear e proporcionar atividades especiais para comemorar essa data.
Sabendo disso, diversas empresas acabam criando ações, promoções e cursos para agradar os pequenos, como no caso do Instituto Gourmet Brasil. A rede líder em ensino profissionalizante em gastronomia, criou recentemente o Gourmetzinhos, um curso de gastronomia para crianças de 8 a 12, alicerçado nos pilares que dialogam com o desenvolvimento das competências previstas na Base Nacional Comum Curricular.
O curso inicialmente, terá 4 meses de duração e foi pensando para acompanhar o período letivo do aluno na escola regular. “Em julho, por exemplo, que é um mês de férias, estamos preparando propostas diferenciadas para que as crianças se divirtam nas férias e os pais/responsáveis fiquem tranquilos de que seus filhos estarão com atividades educativas”, pontua Fhellipe Rodrigues, gerente de produtos da marca.
No Gourmetzinhos, os alunos desenvolverão conhecimentos e habilidades a partir da gastronomia, onde não aprenderão apenas sobre a importância dos alimentos, mas também o manuseio, sustentabilidade, desenvolvimento motor fino, trabalho em equipe e espírito colaborativo em uma cozinha. O curso está em fase de teste em mais de 20 unidades da marca e a mensalidade custará a partir de R$ 299, além da matrícula e uniforme apropriados.
Já a rede SuperGeeks – primeira e maior escola de Programação e Robótica para crianças e adolescentes do Brasil, vai trabalhar com 10% de desconto no material didático em um dos cursos mais procurados no ano passado, os cursos regulares, que são semestrais e anuais, para crianças e adolescentes entre 05 a 17 anos.
Nesses cursos, além dos alunos terem uma trilha de aprendizagem, recebem os mais completos conteúdos, que são atualizados constantemente e trabalhados com ferramentas utilizadas no mercado. Com ferramentas e linguagens profissionais, crianças aprendem a desenvolver games e aplicativos para aparelhos móveis.
Para os fundadores, Vanessa Ban e Marcos Giroto, o maior desafio hoje é mostrar para as pessoas como aprender ciência da computação desde cedo é decisivo e importante para a formação dos profissionais no futuro, bem como ao desenvolvimento do país.
“Para nós, o Brasil só se tornará um país de primeiro mundo se começarmos pela base, que são nossas crianças e adolescentes. Precisamos transformá-los em criadores de tecnologia e não apenas consumidores”, declara Vanessa Ban, sócia-fundadora da SuperGeeks.