Trabalhar com culinária ou apenas cozinhar por hobby, pode trazer mais benefícios do que você imagina. A cozinhaterapia pode ser uma ótima forma de aliviar o estresse do dia a dia, além de estimular a memória e coordenação motora
O ato de cozinhar em si já está muito associado à emoção, afinal, você se empenha para trazer um momento de prazer para outras pessoas ou até para si mesmo. Com muita atenção, carinho e empatia envolvidos, os pratos saem muito mais saborosos e com um toque único.
A cozinha também pode ser terapêutica, por isso, vamos citar alguns benefícios para quem ama culinária:
1 – Auxilia no combate aos sintomas de ansiedade
De acordo com o The Journal of Positive Psychology, cozinhar é uma das atividades que podem ajudar no combate a depressão e ansiedade.
Você sabia que cozinhar e comer ativa nosso sistema parassimpático? Esse sistema auxilia a regular ações involuntárias do corpo, como respiração e batimentos cardíacos. Isso faz com que possamos controlar melhor os pontos que nos causam estresse e os gatilhos para questões psicológicas.
2 – Estimula a criatividade
No momento de cozinhar, seja para clientes, amigos ou para você mesmo, é sempre bom pensar em inovar. Fazer de pratos convencionais, experiências únicas a cada vez que são preparados. É nesse momento, que você estimula sua criatividade e dá um toque exclusivo em tudo que faz. Além de melhorar o seu pensamento cognitivo e permitir que sua mente funcione mais à frente.
3 – Desenvolvimento pessoal
Cozinhar promove também seu desenvolvimento pessoal. Através da cozinha, conseguimos desenvolver formas de ganhar renda extra, nos sentirmos independentes e entendemos que estamos tomando conta de nossa própria vida. Essa sensação de independência e potência é muito benéfica para autoestima e saúde mental.
Esses foram apenas três pontos essenciais de como cozinhar pode ser terapêutico e trazer bem estar e desenvolvimento para sua vida!
Aqui no IG, temos várias opções de cursos, doces ou salgado, escolha o que mais se identifica e coloque a mão na massa.
Veja também: Receitas vendáveis para o almoço de Páscoa