Nos últimos anos, o número de empreendedores no Brasil só cresceu, principalmente no cenário pós pandemia da Covid-19. Muitas pessoas trocaram o trabalho tradicional, para investir no seu próprio negócio e um dos ramos com mais destaque, sem dúvidas, é a alimentação. Hoje, trouxemos algumas dicas sobre empreendedorismo e Gastronomia para quem pensar em começar do zero.
Apesar da autonomia que empreender traz, é necessário estar pronto para os muitos desafios que aparecem durante a jornada. É preciso entender muito além do nicho do seu negócio. Administração, finanças, marketing e muitas outras áreas serão de extrema importância nesse momento, por isso, estudar e planejar é essencial.
Se você já começou ou está pensando em iniciar sua jornada empreendedora na Gastronomia, trouxemos algumas dicas que podem te ajudar a ter mais êxito.
Defina as metas iniciais do seu negócio
Saiba onde quer chegar com seu negócio. Se você não define metas, é muito mais complicado encontrar um ponto de partida e definir todo trajeto.
Primeiramente, entenda qual produto ou serviço você vai oferecer. Parece um pouco óbvio, mas muita gente começa a empreender sem de fato saber em qual segmento vai se especializar ou o que vai oferecer. Como estamos falando de culinária, o ponto de partida é: qual será seu carro-chefe? Doce ou salgado?
Depois disso, trace metas de vendas diárias, semanais ou mensais, o importante é saber o quanto precisa vender. Isso te ajuda a planejar os lucros e prever futuros prejuízos, além de melhorar a organização de seu material de produção.
Conheça bem o seu segmento
Conhecer o mercado não é apenas saber quem são seus concorrentes. É entender cada movimento, desde produção, até valor dos produtos. Esteja atento às tendências que seus concorrente estão seguindo. Claro, nunca deixe de levar em consideração fatores como a localização que vocês está e público. Por isso, busque concorrentes próximos e diretos para usar como referência.
Invista em conhecimento e capacitação
Não adianta ter o melhor plano administrativo, marketing e produção, se o produto que você oferece não tiver destaque entre os concorrentes.
No mercado gastronômico, por exemplo, existem muitos que vendem bolos de pote ou salgados para renda extra. O que faz o seu ser o melhor e o mais procurado? São seus diferenciais como preço, sabor e apresentação.
Por isso, é necessário estar por dentro das novas técnicas e se capacitar para não ter problemas com a produção do que realmente faz sua empresa girar. Quem não traz novidades ou aprimora o que já é bom, fica para trás.
O Instituto Gourmet pode te ajudar a melhorar suas técnicas, além de te mostrar que gestão de insumos e precificação de produtos não é um bicho de sete cabeças.
Quer saber mais? Conheça nossos cursos clicando aqui.
Veja mais: O que é necessário para empreender na área da Gastronomia?