A cozinha offshore é uma modalidade de trabalho que está crescendo cada vez em todo mundo. Na maioria das vezes, as empresas certificações específicas para iniciar profissionalmente na área. Desse modo, muitas pessoas chegam até nossas escolas buscando se profissionalizar para ingressar na área. Hoje, trouxemos algumas informações sobre essa modalidade. Confira.
O QUE É A COZINHA OFFSHORE?
É o tipo de modalidade gastronômica para definir cozinhas de navios ou plataformas em alto mar. Ou seja, os cozinheiros e a equipe de cozinha trabalham diretamente embarcados, em horários alternativos e com escala.
Quais as vantagens desse modelo de trabalho
VALOR FAVORÁVEL
Trabalhar embarcado é um segmento de mercado que geralmente paga bem e na parte da culinária não é diferente. É comum muitos procurarem a cozinha offshore pela possibilidade de um salário maior do que em restaurantes e lanchonetes mais convencionais.
POSSIBILIDADE DE APRENDIZADO CULINÁRIO INTERNACIONAL
A cozinha offshore pode estar em um navio, ou seja, o profissional tem contato não apenas com turistas, mas também passageiros de diversas nacionalidades. Sem dúvidas, para um Chef ou Confeiteiro, isso é uma super experiência. Muitas novas receitas podem surgir com um mix de culturas tão grande diariamente.
O QUE É PRECISO PARA TRABALHAR OFFSHORE?
O trabalho de cozinheiro offshore exige alguns certificados, assim como muitas profissões embarcadas. Como por exemplo, Certificação de Segurança Alimentar, STCW, Primeiros Socorros, Proteção Contra Incêndios e em Nutrição.
Para isso, geralmente o futuro cozinheiro offshore precisa realizar cursos preparatórios para conseguir exercer o trabalho em alto mar.
E claro, ter uma experiência profissional e cursos na área também são necessários para comprovar que o cozinheiro está apto a um trabalho concorrido como esse. Por isso, o IG oferece cursos variados que podem te ajudar a alcançar essa nova possibilidade.
Quer saber sobre outras novidades do mercado gastronômico? Acompanhe nosso blog.
Veja também: O que é necessário para empreender na área da Gastronomia?