Na hora de colocar a mão na massa e cozinhar, é sempre válido prestar atenção em cada detalhe no preparo dos alimentos. Escolha dos ingrediente, higienização e também a forma de cortar. Você sabia que existem diversos tipos de cortes gastronômicos? Confira a matéria completa e conheça alguns.
A forma que o alimento é cortado pode influenciar muito no resultado final de cada refeição. Por exemplo, uma salada com as verdura e legumes no tamanho certo e distribuição correta, fica muito mais saborosa e bonita. Além disso, o corte feito da forma correta, evita desperdícios e auxilia na produção dos pratos.
Dá uma olhada nos principais tipos de cortes:
JULIENNE
É um dos mais clássicos e consiste em cortar legumes ou vegetais no formato de palito. Ou seja, com uma espessura mais fina, o que influencia diretamente no tempo de cozimento do alimento. Esse tipo de corte é ideal para alimentos fritos.
PAYSANNE
Paysanne é um tipo de corte é irregular. Pode formar losangos, cubos, círculos redondos e ovais, todos de uma única vez. Sua irregularidade permite que seja usado em vários tipos de pratos, principalmente em saladas com uma variedade de ingredientes.
RONDELLE
Consiste em criar rodelas finas, com no máximo 3mm de espessura. Assim como o Juliene, ele permite uma cozimento mais rápido e uniforme dos alimentos.
BRUNOISE
O Brunoise é uma continuação do corte Juliene. Ao cortar em palitos, logo depois você realiza cortes horizontais para que o alimento fique em pequenos cubos.
São ótimos para acrescentar detalhes finais no prato, como temperos adicionais para dar aquele toque especial
TOURNÉE
No corte Tournée, os alimentos ficam com o formato de diamante. Por isso, ter um padrão de tamanho é essencial. Ele é mais direcionado para pratos que precisam de uma apresentação mais elaborada e é muito praticado em restaurantes mais sofisticados.
Você já utilizou alguns desses cortes? Aprender e treinar novas técnicas é sempre uma ótima opção. Acompanhe em nosso perfil do Instagram e veja como são feitos na prática.