NOTÍCIAS

Aumente suas vendas por delivery
Compartilhe Compartilhe no Linkedin Compartilhe no Facebook Compartilhe no Whatsapp
Publicação

O delivery se tornou uma parte essencial do segmento gastronômico há alguns anos. A maioria dos restaurantes e lanchonetes utilizam a modalidade e muitas vezes, vem da entrega de refeições a maior parte do lucrar de alguns negócios. Por isso, trouxemos algumas dicas para começar e aumentar suas vendas por delivery.

No período da Pandemia, o delivery ganhou ainda mais força e, graças a ele, muitos negócios conseguiram sobreviver em 2020, assim, até hoje, muitos empreendedores seguem potentes por conta disso.

Confira alguns pontos importantes sobre o segmento para considerar se ainda não trabalha com entregas ou quer aumentar suas vendas. 

Possibilidades

  • No cenário pandêmico, o delivery ganhou mais força, já que só ele conseguia levar até as pessoas coisas que infelizmente não eram possíveis, pelo distanciamento social.
  • Ele abriu as portas para marcas que não eram tão conhecidas e mais regionais. Muitos empreendedores finalmente podem trazer visibilidade ao seu negócio graças ao delivery.
  • Na época que o digital está mais em alta,  ter uma ferramenta que permite que você tenha o que precisa com um toque é, no mínimo, essencial no dia a dia. 
  • Ele permite que as pessoas tenham mais acesso a vários tipos de produtos como, refeições, lanches e até mesmo itens de supermercado.

Por onde começar?

Importante notar que assim como o presencial, no delivery, você precisa estruturar bem seu negócio antes de lançá-lo. Por exemplo: 

  • ENTENDA O QUE DESEJA VENDER: parece básico, mas ao entrar no delivery, talvez não seja todo seu cardápio que possa ir junto. Ou até mesmo você precise pensar em algo específico para ele.
  • ESCOLHA ONDE VAI VENDER: você precisa decidir se terá um ambiente independente para seu delivery, ou usará plataformas como o iFood. Veja o que está mais de acordo com o seu orçamento no momento. O iFood, dentro do primeiro ano, permite que você utilize apenas seu CPF para começar a trabalhar, já é um ponto positivo para você.
  • PREPARE SEUS FUNCIONÁRIOS: uma operação delivery é diferente do normal,  você precisa preparar seus funcionários para isso. Até mesmo contratar novos, caso sua entrega seja feita de forma independente. Quem vai atender os pedidos? A produção será separada? Quem vai entregar? Tudo isso precisa estar bem estruturado. 
  • PENSE NA PRECIFICAÇÃO DOS PRODUTOS: o delivery costuma ter um valor um pouco diferente, por questões de produção e entrega. Precifique seu produto da forma correta para que ele seja competitivo no mercado e também faça valer a pena todo seu esforço. 

Para iniciar suas vendas por delivery, esses pontos são essenciais. Mas não é só iniciar, correto? Você precisa mantê-lo! E de forma adequada para seus clientes.

Como lucrar?

Claro que não existe uma fórmula 100% certa. Cada negócio funciona de um jeito, dependendo da localidade, tempo de experiência e produto a ser vendido. Mas vamos listar alguns pontos abaixo que podem ajudar seu delivery a se manter bem e com possibilidade de lucro, basta você adaptar para sua realidade e região.

  • MANTENHA UM SERVIÇO SIMILAR SEMPRE: se o produto chegou rápido, quentinho e com aquele gosto delicioso, o mesmo produto não pode ir para outro cliente, ou para o mesmo, de forma diferente em uma próxima vez. É necessário manter a qualidade em todas as etapas.
  • TRABALHE BASTANTE SEU BRANDING: trabalhar sua marca é essencial em qualquer negócio, mas quando você investe em delivery, você precisa ter ainda mais atenção. Divulgue sua marca e produto de forma diferenciada. E isso não significa começar tudo do zero, talvez apenas uma releitura do que já vemos convencionalmente, já pode trazer a diferenciação que fará sua marca se destacar.
  • PROMOÇÕES x COMBOS: pensar nos produtos vendáveis no seu delivery e como fazê-los mais atraentes é um ponto. Pense nos produtos com maior margem de contribuição para lucrar melhor, mas que também possuam popularidade. Isso trará mais possibilidades de compra para seu delivery.
  • BUSQUE FORMAS DE SER LEMBRADO: no seu delivery, entregue junto um cartão, algum flyer de promoção, ou até mesmo algo mais sensorial como um brinde com cheiro específico que deseja passar. São pequenas estratégias para manter a sua marca na mente das pessoas. 

Quer saber mais sobre como aumentar suas vendas por delivery? Fique atento em nosso blog para essas e mais dicas do universo da gastronomia.

Veja também: Gastronomia como fonte de renda: por onde começar?

 

x
x

Fale com um de nossos consultores no Whatsapp agora!

Selecione abaixo com qual unidade deseja falar no whatsapp:

Falar com consultor no Whatsapp