O cinema e as produções internacionais que nós temos acessos pela televisão ou pelos famosos streamings nos mostram um leque de diversidade de culturas, principalmente gastronômicas. Ao acessar outros universos, mesmo que fictícios, podemos perceber o quanto existe de diversidade em ingredientes, temperos, origens, pratos e composições. Entenda um pouco sobre como a culinária internacional influencia em nossos pratos.
Desde que a influência gastronômica de outros continentes, como o europeu e o asiático, se popularizaram no Brasil fomos bombardeados de receitas e tipos de comidas que despertaram a paixão e o interesse, tanto de consumo quanto de aprendizado, dos mais variados setores e cargos gastronômicos. O número de profissionais que desenvolvem e produzem receitas variadas de diferentes origens se tornou comum e a busca pelo ensinamento dessas técnicas se pluralizou.
Dado que o interesse dos públicos em histórias criativas e diferentes, que principalmente envolvem gastronomia atingem diversas idades, podemos ter como exemplo o filme Ratatouille. A animação trás a história de um rato chamado Remy que ama a arte da gastronomia e sonha em cozinhar em cozinhas dos humanos. Produzido pela Pixar a animação trás tudo o que um apaixonado pela gastronomia gosta: referências e ambientação na França, um Chef ídolo e dono de um dos maiores restaurantes do país, especialista crítico gastronômico extremamente rigoroso, sentimentalismo e muito amor e encanto pela gastronomia.
Portanto, em homenagem as referências francesas e cinematográficas, vamos disponibilizar uma receita do tão famoso prato ratatouille para que você possa reproduzir em casa e, quem sabe, comercializar.
Ingredientes:
1 abobrinha grande em rodelas finas (0,5 cm)
1 berinjela em rodelas finas (0,5 cm)
1 colher (sopa) de tempero para aves e peixes
4 colheres (sopa) de azeite
1/2 cebola picada
2 dentes de alho picados
5 tomates sem pele, sem sementes e picados
2 colheres (sopa) de tomilho
1 ramo de alecrim
1 pitada de pimenta-do-reino
2 colheres (sopa) de manjericão
1 pimentão amarelo em rodelas finas
1 pimentão vermelho em rodelas finas (0,5 cm)
1/2 cebola em rodelas finas
Modo de preparo:
Refogado:
Em um recipiente, coloque a abobrinha e a berinjela;
Espalhe bem e deixe descansar por cerca de 30 minutos;
Escorra toda a água que formar e seque bem cada rodela com um papel-toalha. Reserve;
Em uma frigideira, aqueça 2 colheres (sopa) de azeite e grelhe a abobrinha e a berinjela reservadas (colocando poucas rodelas por vez na frigideira, com cuidado para não amolecerem demais). Reserve;
Na mesma frigideira, aqueça 1 colher (sopa) de azeite e refogue a cebola e o alho;
Adicione os tomates picados, o tomilho, o alecrim, a pimenta-do-reino e o manjericão;
Cozinhe em fogo baixo até que o tomate comece a se desmanchar. Reserve.
Montagem:
Em um recipiente refratário, cubra o fundo com o refogado dos tomates reservados e arrume as fatias de legumes, intercalando fatias de abobrinha, pimentões, cebola e berinjela (arrume os vegetais na vertical). Reserve;
Em um recipiente, misture o azeite e o Fondor restantes, e regue os legumes reservados; Cubra com papel-alumínio e leve ao forno médio-alto (200°C), preaquecido, por cerca de 30 minutos. Sirva.
Gostou da dica? Acompanhe nosso blog e confira mais receitas para vender ou compartilhar bons momentos.
Veja também: Cardápio sazonal: saiba como lucrar em todas as épocas do ano.