A importância da figura paterna no núcleo familiar é comemorada há mais de quatro mil anos, com registro do que seria o primeiro cartão de Dia dos Pais, esculpido em argila, encontrado na Babilônia. A tradição vem atravessando gerações – e civilizações – e todo segundo domingo de agosto, no Brasil, é destinado a agradecer a existência desses importantes personagens e desejar votos de vida longa e saúde.
Algumas relações entre pais e filhos são de tanta afinidade e proximidade que acabam se tornando, também, uma sociedade no mundo dos negócios. A parceria, além de fortalecer os laços, gera empregos e movimenta a economia do país. Empresas familiares, geralmente micro ou pequenas, são responsáveis por 62% dos empregos gerados e 27% do PIB nacional, segundo dados do Mapa das Empresas do Ministério da Economia.
A seguir, histórias inspiradoras de pais que são sócios dos filhos no mundo das franquias:
Pai de quatro filhos, o médico José Antonio Yabar Sanchez, de Tangará da Serra, Mato Grosso, abraçou a ideia de Piero Yabar Sanchez, um dos seus filhos, de ter uma escola. As dúvidas, no começo, eram inúmeras, pois a dupla não tinha a mínima ideia de como e por onde começar. As pesquisas levaram pai e filho a acharem no modelo de negócio da franquia uma boa pedida para realizarem o sonho de empreender.
Depois de muitas pesquisas, Piero conheceu o Instituto Gourmet – maior rede nacional de franquia especializada em cursos profissionalizantes na área da gastronomia no Brasil – que parecia se encaixar no que estavam buscando. Tomaram a decisão de forma conjunta e complementar, cada um com o seu jeito próprio de ser – incluindo as teimosias de ambos – fazendo a sociedade acontecer, com muita dedicação, carinho e respeito entre os dois. A dupla, inclusive, está a caminho de implantar uma unidade da franquia na cidade de Cuiabá.
“O meu papel na empresa é o de um drone, vendo tudo do alto; o do meu filho é o de gestor”, conclui o orgulhoso pai.
Leia a matéria publicada na integra no site Sugestão de Pauta.
Veja também: Potencializando Equipes: O poder do Team Building