NOTÍCIAS

MEI: Conheça as Obrigações do Microempreendedor
Compartilhe Compartilhe no Linkedin Compartilhe no Facebook Compartilhe no Whatsapp
Publicação

Se você decidiu embarcar no universo da culinária como Microempreendedor Individual (MEI), saiba que, além das deliciosas receitas e da satisfação dos clientes, existem algumas obrigações que você precisa cumprir para manter seu negócio conforme a legislação. Aqui as principais obrigações do MEI na culinária:

Pagamento do DAS-MEI: O Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS) é uma contribuição mensal que o MEI deve realizar. Ela engloba impostos como ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), ISS (Imposto Sobre Serviços) e a contribuição para a Previdência Social. A vantagem é que o valor é fixo e reduzido, facilitando a gestão financeira.

Declaração Anual (DASN-SIMEI): Todo MEI deverá apresentar, anualmente, uma declaração simplificada sobre seu faturamento no ano anterior. A Declaração Anual do Simples Nacional do MEI deve ser entregue até 31 de maio do ano subsequente.

Manter o Faturamento Limitado: O MEI tem um teto de faturamento que não pode ser ultrapassado. Em 2021, esse valor era de R$ 81.000,00 por ano. Caso ultrapasse, é necessário migrar para outra categoria empresarial.

Não Ter Sócios: O MEI não pode ter sócios e deve operar, no máximo, com um empresário. Na culinária, isso pode significar que você trabalhe sozinho ou tenha apenas um assistente.

Emissão de Nota Fiscal: Quando prestar serviços ou vender produtos para outras empresas, o MEI deve emitir nota fiscal. No entanto, para vendas ou serviços para pessoas físicas, a transferência é opcional.

Importante saber que atuar como MEI no ramo da culinária pode ser uma excelente forma de iniciar seu negócio com menos burocracia e impostos mais acessíveis. No entanto, é fundamental estar atento às obrigações e prazos para manter a sua empresa regularizada e evitar problemas futuros. Mantendo essas responsabilidades em dia, você poderá focar no que mais ama: criar e servir pratos deliciosos para seus clientes!

Quer aprender mais sobre empreendedorismo no ramo gastronômico? Em nossos cursos de longa duração você não só se especializará em técnicas de produção de receitas, mas também em como gerir seu negócio, precificação, técnicas de venda e atendimento ao cliente. Clique aqui e conheça mais nossos cursos de Gastronomia e Confeitaria Profissional.

Leia também: Decoração de Natal: guirlandas e enfeites natalinos

x
x

Fale com um de nossos consultores no Whatsapp agora!

Selecione abaixo com qual unidade deseja falar no whatsapp:

Falar com consultor no Whatsapp