NOTÍCIAS

Massa Espoja para Pães Artesanais
Compartilhe Compartilhe no Linkedin Compartilhe no Facebook Compartilhe no Whatsapp
Publicação

Na arte da panificação artesanal, a massa esponja é o segredo por trás da maciez, sabor e textura inconfundíveis dos pães. Este método ancestral, que remonta aos primórdios da panificação, ganhou destaque novamente nos últimos anos, impulsionando não apenas a qualidade dos produtos, mas também o empreendedorismo gastronômico.

O que é a Massa Esponja?

A massa esponja, também conhecida como pré-fermento, é uma etapa crucial no processo de produção de pães artesanais. Essa massa prévia, fermentada por um período específico, desenvolve complexidade de sabor e textura, além de contribuir para a digestibilidade do pão final.

Receita da Massa Esponja:
• 200g de farinha de trigo
• 200ml de água
• 2g de fermento biológico seco

Modo de Preparo:
1. Misture todos os ingredientes em uma tigela até formar uma massa homogênea.
2. Cubra a tigela com um pano úmido e deixe fermentar por 12 horas em temperatura ambiente.

Custo da Produção:
Considerando o preço médio dos ingredientes na região do Rio de Janeiro, o custo para produzir, por quilo de farinha, fica por aproximadamente R$8,00.

Com o ressurgimento da valorização dos produtos artesanais e a crescente demanda por alimentos de qualidade, o setor da panificação artesanal tem visto um aumento significativo nas oportunidades de negócio. O Instituto Gourmet Brasil oferece cursos especializados em padaria artesanal, capacitando empreendedores e profissionais da área a dominarem técnicas como a massa esponja, tornando-os aptos a ingressar nesse mercado de trabalho.

Com professores experientes e uma abordagem prática, este curso pode ser o primeiro passo para transformar sua paixão pela panificação em uma carreira de sucesso. Não espere mais, entre em contato com a escola mais próxima a você clicando aqui e matricule-se.

Leia também: Páscoa 2024: Inovação e Sabor em Cada Mordida!

x
x

Fale com um de nossos consultores no Whatsapp agora!

Selecione abaixo com qual unidade deseja falar no whatsapp:

Falar com consultor no Whatsapp