NOTÍCIAS

Mulheres empreendedoras palestram na SMZTO
Compartilhe Compartilhe no Linkedin Compartilhe no Facebook Compartilhe no Whatsapp
Publicação

Além das fundadoras de marcas do grupo, que compartilharam suas histórias de persistência, resiliência e superação, o evento ainda teve a presença de outras mulheres, líderes em seus setores, que contaram um pouco de suas jornadas, dando dicas para ajudar quem também quer estabelecer metas e atingir objetivos, independentemente do tamanho que eles tenham.

Segundo Beatriz Semenzato, diretora de marketing do Grupo SMZTO, o encontro teve como objetivo fomentar network e gerar troca de experiências, aprendizados e boas práticas entre as franqueadas e fundadoras da empresa e faz parte de um projeto maior do grupo, visando à construção de um ambiente que fomente um franchising mais colaborativo entre franqueadoras e franqueadas.

Após a abertura, realizada por Beatriz Semenzato, o evento contou com palestras, mesa-redonda e dinâmica em grupo.

Além de Bruna Vasconi, os destaques da programação foram as apresentações de Joyce Duarte Caseiro, fundadora da Terça da Serra Residencial Sênior; Andrezza Fusaro, fundadora da Royal Face; Lucilaine Lima, fundadora do Instituto Gourmet; e Nathalia Torres, diretora de marketing da OdontoCompany.

A programação ainda incluiu um painel sobre Boas Práticas do Franchising, com Adriana Auriemo, fundadora da Nutty Bavarian e VP da Associação Brasileira de Franchising (ABF), e Cristy Martins, franqueada The Body Shop e Diretora da Comissão de Franqueados da ABF.

Segundo dados da Associação Brasileira de Franchising:

  • 49% das unidades franqueadas no país são gerenciadas por mulheres.
  • No Grupo SMZTO, 44% das unidades possuem mulheres como sócias.
  • Além disso, 30% são operadas exclusivamente por mulheres.

 

Lutando pelo impossível

Em 2007, a então professora de biologia Lucilaine Lima deu à luz seu primeiro filho e, no momento de retornar ao trabalho, viu-se num dilema.

Embora desmotivada com a escola pública e querendo ficar mais tempo com o recém-nascido, sabia que não podia abandonar o emprego, pois precisava de alguma renda para manter as contas em dia.

A decisão de fazer doces para vender seria o primeiro passo para a criação do Instituto Gourmet, uma franquia de escolas de gastronomia que desde então já formou mais de 100 mil alunos em seus cursos profissionalizantes.

No começo do empreendimento, a empresária fazia tudo – das aulas à faxina do espaço.

“Em 2007, fiquei grávida e, em 2008, decidi, com o nascimento dele, para ficar mais próxima, fazer doces por encomenda. Os doces passaram a fazer muito sucesso e, com isso, passei a ensinar pessoas conhecidas. Meu marido me orientou a alugar uma sala para lecionar, e foi assim que surgiu a primeira unidade do Instituto Gourmet”, conta Lucilaine.

“Procurei colocar nos cursos tudo o que vivi nos anos que atuei vendendo doces. E cada erro que cometia, inseria conteúdo nos cursos para que os alunos pudessem evitar cair nas mesmas falhas, melhorando cada vez mais o processo.

No evento desta segunda-feira, Lucilaine afirmou sentir-se feliz ao ajudar outras empreendedoras e outros empreendedores a darem os primeiros passos no mundo do empreendedorismo gastronômico.

“Quando vejo um aluno entrando no Instituto Gourmet, vejo a mim mesma, lá atrás, quando não tinha nenhuma pretensão de fundar um negócio”, comentou Lucilaine.

Leia a matéria na íntegra publicada no site da SMZTO clicando aqui.

Leia também: Empreendedorismo: Paixão por Confeitaria

x
x

Fale com um de nossos consultores no Whatsapp agora!

Selecione abaixo com qual unidade deseja falar no whatsapp:

Falar com consultor no Whatsapp