NOTÍCIAS

Sabores da Amazônia: Caldeirada de Tambaqui
Compartilhe Compartilhe no Linkedin Compartilhe no Facebook Compartilhe no Whatsapp
Publicação

Manaus, a capital do estado do Amazonas, é conhecida não apenas por sua exuberante floresta tropical e rica cultura, mas também pela sua culinária única e saborosa. Entre os pratos mais apreciados está a Caldeirada de Tambaqui, uma verdadeira iguaria que combina os sabores marcantes da região amazônica em um prato irresistível.

Origem da Caldeirada de Tambaqui
A Caldeirada de Tambaqui é uma criação da culinária regional amazônica, que se destaca pela utilização de ingredientes frescos e abundantes na região. O Tambaqui, um peixe de água doce encontrado nos rios da Amazônia, é a estrela deste prato. Com sua carne firme e saborosa, o Tambaqui é ideal para pratos que exigem longos períodos de cozimento, como a caldeirada.

A caldeirada em si é uma técnica de cozimento que remonta aos tempos antigos, onde os pescadores preparavam grandes panelas de peixe fresco com uma variedade de vegetais e temperos, criando assim um prato nutritivo e reconfortante para compartilhar com a família e os amigos após longas jornadas de trabalho nos rios da Amazônia.

Receita Tradicional de Caldeirada de Tambaqui

Ingredientes:
• 1 Tambaqui fresco (aproximadamente 1,5 kg), limpo e cortado em postas
• 2 Tomates grandes, cortados em rodelas
• 2 cebolas grandes, cortadas em rodelas
• 2 pimentões verdes, cortados em rodelas
• 3 dentes de alho, picados
• 1/2 xícara de coentro fresco, picado
• 1/2 xícara de cheiro-verde fresco, picado
• Suco de 2 limões
• Sal e pimenta a gosto
• Azeite de oliva
• Água

Modo de Preparo:
1. Tempere as postas de tambaqui com o suco de limão, sal e pimenta. Reserve por 30 minutos.
2. Em uma panela grande, aqueça um pouco de azeite de oliva em fogo médio. Adicione o alho picado e refogue até dourar.
3. Adicione metade das rodelas de cebola, tomate e pimentão à panela. Refogue por alguns minutos até que os vegetais estejam levemente macios.
4. Arrume as postas de tambaqui sobre os vegetais na panela. Cubra com o restante das rodelas de cebola, tomate e pimentão.
5. Adicione água suficiente para cobrir os ingredientes na panela. Tempere com sal e pimenta a gosto.
6. Tampe a panela e cozinhe em fogo baixo por cerca de 30-40 minutos, ou até que o peixe esteja cozido e os vegetais estejam macios.
7. Finalize adicionando o coentro e o cheiro-verde picados. Prove e ajuste o tempero, se necessário.
8. Sirva a Caldeirada de Tambaqui bem quente, acompanhada de arroz branco ou farinha de mandioca.

A Caldeirada de Tambaqui é mais do que apenas uma receita – é uma celebração da rica diversidade natural e cultural da Amazônia. Com seus sabores autênticos, este prato cativa os paladares de quem tem a sorte de experimentá-lo. Experimente esta receita em sua própria cozinha e deixe-se transportar diretamente para as margens dos rios da Amazônia, de onde está delícia se originou.

Aprenda técnicas e receitas regionais no curso de Gastronomia. Lá, você passará pelo módulos de comidas brasileiras, visitando cada região e suas comidas típicas. Entre em contato com a escola mais próxima a você clicando aqui, agende a sua visita e matricule-se! 💛🚀

Leia mais: Benefícios da água para a saúde

x
x

Fale com um de nossos consultores no Whatsapp agora!

Selecione abaixo com qual unidade deseja falar no whatsapp:

Falar com consultor no Whatsapp