A Festa Junina é uma das celebrações mais tradicionais da cultura brasileira, remontando suas raízes às tradições europeias, especialmente portuguesas, e às festividades que celebravam o solstício de verão. No Brasil, ela ganhou uma identidade própria, mesclando elementos religiosos, folclóricos e gastronômicos, e se tornou uma das festas mais aguardadas do ano. Seu nome faz referência ao mês de junho, quando é comumente realizada, coincidindo com as comemorações dos santos católicos São João, São Pedro e Santo Antônio.
Além do aspecto festivo e cultural, o evento desempenha um papel importante na preservação das tradições populares. Elas geralmente envolvem, desde a decoração das ruas até a preparação das comidas típicas e a realização de quadrilhas e outras danças folclóricas.
Nesse cenário, com criatividade e planejamento, é possível organizar sua própria celebração junina, seja em casa, na escola ou no trabalho. Desde a montagem de uma decoração até a preparação de quitutes como canjica, pamonha e quentão, há uma infinidade de maneiras de vivenciar e compartilhar a alegria dessa festa tão querida pelos brasileiros.
Confira a dica abaixo ⬇️
Comes e bebes
Não há dúvidas de que um elemento essencial para uma boa festa junina diz sobre os pratos típicos. Canjica, pamonha, quentão e milho são nomes que logo vem à mente. Porém, o momento também permite inovações culinárias, como o brigadeiro de paçoca ou da tapioca de camarão. As opções são bem-vindas para complementar o cardápio da festividade, e contam com cursos providos pela rede Instituto Gourmet, que ensinam seu preparo de forma simples e prática.
Quer saber mais dicas? Leia a matéria completa publicada no site Artktetonix clicando aqui.
Venha aprender mais técnicas e receitas de festa junina nos nossos cursos de workshop, oferecidos nas escolas do Instituto Gourmet. Entre em contato com a unidade mais próxima a você clicando aqui e participe das nossas aulas! #VEMSERGOURMET💛
Leia também: Alta Oportunidade na Área de Confeitaria