NOTÍCIAS

Da Oficina à Empresa de Gastronomia
Compartilhe Compartilhe no Linkedin Compartilhe no Facebook Compartilhe no Whatsapp
Publicação

Janaína Rodrigues, de 47 anos, é uma mulher determinada que transformou desafios em oportunidades. Moradora de Rocha Miranda, zona Norte do Rio de Janeiro, mãe de dois filhos e madrasta de quatro enteados, ela é hoje a proprietária da Delícias Neguinha Gourmet, uma empresa que fundou e que lhe dá muito orgulho.

A trajetória de empreendedora começou em 2011, quando decidiu auxiliar o irmão na oficina mecânica que ele possuía. Na época, sua cunhada estava passando por um momento difícil devido à perda de um bebê durante a gestação. Janaína, aos 32 anos, se ofereceu para trabalhar na oficina, começando na limpeza, mas rapidamente assumiu outras responsabilidades devido ao seu talento nato para liderar.

O irmão, reconhecendo suas habilidades, contratou-a para trabalhar permanentemente. Vivendo em Cordovil e viajando diariamente para Rio das Pedras, Janaína mostrou simpatia e dinamismo no atendimento aos clientes.

Mesmo comprometida com a oficina, Janaína ainda encontrou tempo para fazer pré-vestibular aos sábados e curso de inglês durante a semana. Porém, teve que abrir mão dos estudos para se dedicar mais ao trabalho.

Em outubro do mesmo ano, começou a coordenar uma nova loja da empresa do irmão em Campo Grande. Após seis meses, foi transferida para Madureira, onde trabalhou por quatro anos. No final de 2015, devido a uma dívida, seu irmão desistiu do negócio e Janaína a assumiu empresa, renomeando-o para “Oficina da Neguinha”. Apesar das dívidas herdadas, prosperou rapidamente e se mudou para um galpão em Campo Grande. Durante este período, Janaína se divorciou e, sete meses depois, encontrou e se casou com seu atual marido.

A transição para a gastronomia começou quando janaína passou a ter dificuldades financeiras com a oficina e decidiu vendê-la. Seu marido, preocupado com a sua apatia, sugeriu que ela começasse um novo negócio.

Janaína fez curso de empreendedorismo e de computação. Mas ainda não estava feliz. Um dia, andando para seu curso, conheceu uma unidade da rede de escolas Instituto Gourmet. ” Naquela época, eu estava muito triste. Ficar em casa sem trabalhar, não era o que eu queria. Sempre fui muito comunicativa e gostava de interagir com as pessoas. O curso me despertou um sonho adormecido: cozinhar profissionalmente”, comentou Janaína.

Encorajada pelo sue marido, se matriculou no curso de Chef Mix e , durante sete meses, recebeu a base necessária para iniciar no ramo da gastronomia. Após o término, Janaína participou de um projeto gratuito na própria escola, que ensinava a produzir e vender bolos de pote e banoffe, sobremesa à base de banana e doce de leite.

Seu talento despertou a atenção do dono da franquia, Alessandro Capela, franqueado da unidade de Madureira RJ, que a incentivou a vender seus próprios produtos. ” Foi Deus que me ajudou a realizar mais um sonho. Minha enteada foi assaltada e levaram o celular dela. Com o dinheiro do seguro, meu marido foi até uma loja para comprar um aparelho novo. O valor recebido deu para ele comprar o telefone e a minha primeira batedeira”, explica Janaína.

Com o aparelho novo e R$ 20,00, Janaína começou a vender suas delícias. O marido e a sogra levavam os produtos para o trabalho e vendiam para os colegas. Ela saía pelas ruas para vender também.

Em uma visita ao Instituto Gourmet, para levar seus produtos para presentear Alessandro, Janaína não o encontrou. Mas presenteou os funcionários na recepção. A qualidade dos seus produtos chamou a atenção e ela foi convidada a participar de um workshop no local, como “Case de Sucesso”.

A oportunidade rendeu-lhe mais uma porta aberta: durante o workshop, com a demonstração de seu talento, ganhou uma bolsa de 60% de desconto para um curso de doceria na instituição. Entrou para o curso de Cake Design, que ensina a arte da confeitaria em bolos.

“Eu via aqueles bolos gigantes, decorados e pensava: eu posso fazer isso. É isso que eu quero fazer!”, afirmou a empreendedora. O projeto “Delícias da Neguinha Gourmet” virou uma empresa e renda para a empresária, que hoje trabalha com eventos, festas de casamento, aniversários e coffee breaks.”

“Hoje eu trabalho com o que realmente gosto e acredito. Cozinhar é o que me motiva diariamente. Eu ainda faço bolos para vender. Os ‘cadeirinhas’, um formato menos dos doces tradicionais, são produzidos e vendidos pela minha cunhada ou por encomenda. Já aos finais de semana, levo as estações de saladas, criadas por mim, estações de açaí e todas as outras delícias para eventos diversos”, explica Janaína.

Seu plano é abrir um bufê e se tornar instrutora, continuando a expandir seu negócio de sucesso.

Matéria publicada nos sites Eu, Rio!, Diário do Rio e Magoo News.

Leia também outras matéria no Blog Gourmet clicando aqui.

x
x

Fale com um de nossos consultores no Whatsapp agora!

Selecione abaixo com qual unidade deseja falar no whatsapp:

Falar com consultor no Whatsapp