NOTÍCIAS

Dia do Pão é Comemorado em Todo o Mundo
Compartilhe Compartilhe no Linkedin Compartilhe no Facebook Compartilhe no Whatsapp
Publicação

“Quem quer pão, quem quer pão, quem quer pão que tá quentinho, tá quentinho, tá quentinho, pão gostosinho, gostosinho, gostosinho, quero mais um, mais um!”. Os versos de uma antiga música da Xuxa revelam o quanto o alimento, um dos mais antigos e apreciados no mundo, é apreciado por todos, em especial para os brasileiros. De tão importante, a delícia matinal ganhou uma data para comemorar: 16 de outubro, Dia Mundial do Pão, instituído em 2000 pela União dos Padeiros e Confeiteiros de Nova Iorque.

Em comemoração, o mercado de panificação no Brasil mostra um crescimento elevado, impulsionado por uma série de fatores que vão desde a valorização dos produtos artesanais até a ascensão de hamburguerias com pães de qualidade. O Instituto Gourmet, referência em cursos de gastronomia, observa um aumento de 65% na procura pelo curso de panificação de 2023 para 2024. A demanda crescente ressalta a necessidade urgente de profissionais qualificados no setor. Uma pesquisa realizada pelo Senai em 2023 revela que o Brasil enfrenta uma escassez significativa de padeiros, com uma demanda de cerca de 70 mil profissionais não atendida.

Oportunidades de trabalho

O cenário atual oferece oportunidades únicas. Com o aumento da procura por cursos de panificação, como os oferecidos pelo Instituto Gourmet, mais pessoas têm a chance de ingressar em um mercado lucrativo e em crescimento. O padeiro profissional exerce diversas funções, incluindo a produção de pães, seleção de materiais, criação de novas receitas e gerenciamento da cozinha e estoque. Além dos pães, ele também prepara bolos, salgados, doces e cafés, atestando a qualidade e a apresentação dos produtos.

Sonho de ter uma padaria

“Comecei na panificação como um fechamento de ciclo para o meu futuro. Após terminar confeitaria e cake design que também fiz na unidade de Santa Cruz, pensei que fazer panificação seria o pacote completo para eu ter minha própria padaria que é o meu sonho ou trabalhar em uma. Além de que saber fazer seu próprio pão é ótimo, pois você sabe a procedência e deixa do seu jeitinho, porque nada melhor do que fazer o que gostamos, pois fazemos com amor”, diz Léo Marques dos Santos Silva.

História de amor puro

“Estou no meu quarto curso no Instituto Gourmet de Santa Cruz, já fiz doceiro, chef mix, padeiro e estou terminando gastronomia. Minha história com a panificação é amor puro. A melhor parte é a fermentação natural. Estou empreendendo e pondo em prática tudo o que aprendi no Instituto Gourmet. Hoje não tem um dia que eu não vá para a rua com minhas encomendas e volte com algo para casa, isso é resultado de muito trabalho, aprendizado e amor pelo que fazemos”, conta Luciana de Ramos Vieira.

Melhoria da qualidade de vida

“Comecei panificação no Instituto Gourmet Santa Cruz para aperfeiçoar minhas técnicas e crescer profissionalmente. Trabalho em um mercado, e por isso fui buscar o curso para melhorar o meu profissional e a minha qualidade de vida. Pensei comigo mesmo que seria algo que jamais conseguiria, porque não acreditava muito em mim, porém, ao chegar na unidade, fui tão bem recebido desde a recepção a finalização da minha matrícula que não tinha como não me encantar com o lugar. Hoje eu exerço tudo que aprendo em sala de aula, absolutamente tudo! O curso me ajudou demais no trabalho, pois aos poucos estou levando novas técnicas para lá, e estou crescendo profissionalmente”, afirma Janderson Tertulino Nascimento.

Leia a matéria na íntegra publicada no Jornal O Dia.

Leia mais: Dia Mundial do Chef de Cozinha

x
x

Fale com um de nossos consultores no Whatsapp agora!

Selecione abaixo com qual unidade deseja falar no whatsapp:

Falar com consultor no Whatsapp