Além de ser uma das tendências apontadas pelo setor de gastronomia para 2025, criar um cardápio sazonal pode ser o diferencial para aumentar os lucros e atrair mais clientes ao longo do ano. Segundo Glaucio Athayde, CEO do Instituto Gourmet Brasil, apostar em cardápios temáticos e alinhados às estações do ano ou datas comemorativas é uma estratégia poderosa para empreendedores do ramo gastronômico. “Um cardápio sazonal permite que o empreendedor se conecte com as demandas do público, ofereça produtos frescos e únicos, e ainda aproveite oportunidades de mercado para maximizar o faturamento”, destaca Glaucio.
Ingredientes como frutas, hortaliças, legumes e pescados variam em qualidade, preço e disponibilidade ao longo do ano, influenciando não só os custos, mas também as preferências dos consumidores. Além disso, eventos como Páscoa, Natal, Dia das Mães e Festas Juninas são momentos-chave para criar pratos temáticos que encantam e fidelizam os clientes.
“Datas como a Páscoa, Natal e Festa Junina são exemplos perfeitos de oportunidades para se destacar no mercado. Além de pratos típicos dessas celebrações, é possível incluir versões criativas e personalizadas que atendam às demandas locais”, sugere Glaucio. Durante a Páscoa, a maior venda de chocolates e doces no ano é um convite para inovar com sobremesas gourmet ou ovos de Páscoa diferenciados. Já na Festa Junina, com alta demanda por pratos típicos como milho, caldos e cocadas, há a possibilidade de criar um cardápio para todas as idades. No Natal, a ceia mais esperada do ano oferece a chance de comercializar pratos completos ou refeições temáticas ao longo do mês de dezembro.
Para André Galdino, chef renomado, formado pelo Instituto Gourmet, que atualmente trabalha com gastronomia no Canadá e é colunista de gastronomia em uma revista, o cardápio sazonal ajuda a diversificar os cardápios em restaurantes e hotéis.
“Eu realizo em todos os restaurantes e hotéis que eu passo. E dá um retorno ótimo. Minhas datas favoritas são: dia das mães, Dia dos Namorados e final de ano, que é Natal e Ano Novo. Eu sempre costumo preparar pratos específicos e elaborar cardápios, combos de cardápio para essas datas”.
Para Glaucio Athayde, a chave do sucesso está na estratégia: “O empreendedor gastronômico que investe em um cardápio sazonal consegue não só aumentar o faturamento, mas também fidelizar clientes com experiências únicas e alinhadas ao momento”. Aproveitar as sazonalidades é um passo certeiro para inovar, se destacar e criar conexões significativas com o público. Planejar-se para cada data comemorativa pode transformar esses momentos em grandes sucessos de vendas.
Matéria publicada no blog Cerva na Caneca.
Leia também: Franchising como opção assertiva de investimento