NOTÍCIAS

O amor está no ar no mês de São Valentin.
Compartilhe Compartilhe no Linkedin Compartilhe no Facebook Compartilhe no Whatsapp
Publicação

E é sempre ele que tem lugar no coração dos amigos, dos enamorados, dos familiares, dos pais, mães e dos mais próximos. É ele que remove montanhas e consegue fazer com que as pessoas vivam melhor e até se curem diante de uma doença grave. O amor está sempre em pauta e o sentimento é tão grande e especial que tem até um dia para chamar de seu, 14 de fevereiro. No mês de São Valentin ou Valentine’s day, o amor é exaltado de diversas formas. A lenda conta que o dia de São Valentin foi instituído para homenagear um padre que arriscava sua vida para celebrar casamentos no século III. Tudo em nome do amor, é claro…

Histórias à parte, demonstrar afeto é tão importante que consegue manter a saúde mental e eleva a autoestima até dos mais depressivos. A psicóloga Anastácia Barbosa explica: “O amor, em suas diversas formas — seja romântico, familiar, de amizade ou até o amor-próprio — desempenha um papel fundamental na saúde mental. Ele é um dos principais fatores de proteção contra transtornos como ansiedade e depressão, ao fortalecer a sensação de pertencimento, segurança e suporte emocional”. De acordo com a profissional, do ponto de vista psicológico, o amor estimula a liberação de neurotransmissores como a ocitocina e a serotonina, que promovem bem-estar e reduzem os níveis de estresse.

“Além disso, relações amorosas saudáveis contribuem para a regulação emocional, ajudando a enfrentar desafios e lidar melhor com frustrações”, diz ela, acrescentando que a ausência de vínculos afetivos ou relações tóxicas podem impactar negativamente a autoestima e a saúde mental. “Por isso, desenvolver relacionamentos saudáveis, baseados no respeito e na reciprocidade, é essencial para o equilíbrio emocional”. Ela afirma que o amor não se limita ao que recebemos dos outros, mas também ao que cultivamos em nós”. O autocuidado e a autocompaixão são formas de amor que sustentam uma mente saudável e promovem uma vida mais leve e significativa”.

Amor pela profissão

Aos 39 anos, Vivian Guimarães transformou o amor em um negócio na Tijuca, no Rio de Janeiro. Após anos cultivando o gosto por doces, decidiu dar um novo rumo à sua vida profissional e se lançar no empreendedorismo. Vivian, com formação em Administração e decoração e design, se encontrou na confeitaria durante a pandemia. Em maio de 2020, ela se matriculou no curso de confeitaria do Instituto Gourmet na Tijuca, em um momento de incertezas e restrições devido ao lockdown.

Apesar das dificuldades, Vivian encarou o período como uma oportunidade de recomeço. Durante o curso, que concluiu em outubro de 2021, começou a vender seus primeiros doces pelo sistema de delivery, ainda sem um ponto físico”. A pandemia trouxe diversas reflexões. E uma delas foi me dar um prazo para começar”, afirma. O delivery foi o pontapé inicial para a sua carreira na confeitaria, quando as vendas começaram com cookies, brigadeiros, barras de chocolate recheadas, palhas italianas e bolos, todos entregues diretamente aos clientes. Finalmente, em junho de 2024, Vivian concretizou o sonho de abrir sua própria loja física, a “Vivian Guimarães Doceria e Cafeteria”, na Rua Santo Afonso, 445, na Tijuca.

Matéria publicada na íntegra no site O Dia.

Conheça mais sobre nossos cursos e transforme a sua vida! Clique aqui e matricule-se! 🚀💛

Leia também: 7 Alimentos que aumentam o desempenho nos treinos

x
x

Fale com um de nossos consultores no Whatsapp agora!

Selecione abaixo com qual unidade deseja falar no whatsapp:

Falar com consultor no Whatsapp