Por meio do empreendedorismo, muitas mulheres encontram uma forma de garantir liberdade de horário, renda e tempo de qualidade com seus filhos. Uma pesquisa realizada pelo Sebrae aponta que 67% das empreendedoras no Brasil são mães, indo contra o senso comum de que ser mãe atrapalha ou impede que a mulher seja protagonista de sua vida financeira.
Pamela Oliveira começou como vendedora em uma unidade do Instituto Gourmet e hoje, anos depois, lidera quatro escolas da rede com muito orgulho e filhos ao seu lado. Sua trajetória na franquia é um exemplo do poder da dedicação. Sem experiência na área de gastronomia, ela ingressou na rede como funcionária e, pouco a pouco, foi subindo degraus em sua carreira.
“Sempre sonhei em ter meu próprio negócio. Quando surgiu a oportunidade, já conhecia a força e potencial de crescimento da marca e vi ali a chance de transformar minha vida e a da minha família”, conta Pamela. Mãe de três filhos, ela comenta que o maior desafio foi superar o medo de não dar conta, já que a maternidade exige muito e o empreendedorismo também.
Apesar de contar com o apoio do Danilo, seu esposo, a rotina de Pamela ainda é corrida, mas sempre reserva um tempo à sua família. “Minha agenda é cheia, mas meu dia começa cedo com meus filhos e sempre que possível, reservo um tempo de qualidade com eles à noite”, comenta.
Mas o caminho não foi sem tropeços. Pamela encarou momentos difíceis, como uma gravidez em meio a mudanças operacionais e até a desapropriação de uma unidade. Em momentos difíceis, ela conta com sua rede de apoio, sendo seu companheiro e equipe de trabalho, além de se lembrar do seu propósito: os filhos.
Ao refletir sobre sua caminhada, ela gosta de relembrar suas conquistas: “Depois que assumi a primeira unidade, o faturamento mensal da escola mais do que duplicou. Foi um marco para nós, comemoramos muito com toda a equipe!”. A empreendedora também afirma que, mais do que números, ver alunos se formando e mudando de vida é uma grande satisfação.
A estrutura de apoio da franqueadora também foi essencial para o crescimento de Pamela, com materiais, treinamentos e uma equipe disponível que a fazia se sentir sempre segura. Além disso, o apoio entre as franqueadas também é presente, especialmente as mães. A empreendedora ressalta que existe uma troca muito verdadeira, compartilhando os desafios e vitórias, se fortalecendo juntas.
Hoje, com quatro unidades do Instituto Gourmet, Pâmela se tornou inspiração para muitas alunas. “Elas veem onde cheguei e se reconhecem, porque sabem que comecei como elas. Acredito que minha história mostra que é possível, sim, conquistar espaço com dedicação e coragem”, complementa.
Para outras mães que sonham em empreender, o recado é claro: o medo sempre vai existir, mas não pode ser paralisador, é preciso ter autoconfiança. Com o planejamento e organização certos, é possível chegar a qualquer lugar. “Ser mãe e empreendedora é desafiador, mas também é libertador”, finaliza a franqueada.
Quer empreender em um negócio consolidado e testado no mercado? O Instituto Gourmet é para você! Clique aqui, conheça sobre os nossos modelos de negócio e adquira agora a sua franquia!
Leia também: Conheça 5 franquias para ter o primeiro milhão.