O morango do amor virou febre na internet nos últimos dias. O doce, feito com uma camada de brigadeiro branco envolvendo o morango e coberto por uma calda vitrificada de açúcar vermelho, remete à tradicional maçã do amor das festas juninas — mas ganhou uma repaginada digna do feed nas redes sociais. O produto, que tem sido vendido por cerca de R$ 20, já tem sido chamado de “segunda Páscoa das confeiteiras”.
Em um dos vídeos mais populares, que ultrapassou 5,7 milhões de visualizações, a preparação do doce é quase hipnótica: a calda brilhante envolve o morango, com direito ao “click” na mordida e brilho espelhado. Rapidamente, o morango do amor virou o querido da vez, com vídeos similares também fazendo sucesso no TikTok, no Instagram, no Facebook e até no X (antigo Twitter).
O que é o morango do amor?
A sobremesa segue a linha dos doces nostálgicos e afetivos que viralizam nos últimos tempos: sabor conhecido, visual atrativo e uma experiência sensorial diferente. A base é simples: morango fresco, brigadeiro branco firme e uma calda de açúcar que forma uma casquinha crocante por fora.
Apesar de parecer simples, o preparo exige técnica, especialmente na hora de acertar o ponto da calda e manter a textura do doce até a hora de servir ou entregar.
Com o sucesso, surgiram variações como “uva do amor”, “carambola do amor” e até versões com mexerica, kiwi e milho. Todas seguem a mesma lógica: uma fruta envolta por uma camada de brigadeiro e caramelizada com a calda dura e da cor remetente à fruta utilizada.
O olhar técnico: dicas e cuidados para quem quer fazer
A chef Cláudia Genaro, do Instituto Gourmet, reforça que o maior desafio é controlar a umidade: “Se o morango estiver molhado ou for levado à geladeira, a calda vai suar, melar ou perder o brilho. A conservação ideal é em ambiente fresco e seco, e de preferência consumir no mesmo dia.”
Como fazer morango do amor em casa?
Se você quer tentar em casa (ou começar a vender), veja o passo a passo básico compartilhado aqui no Blog Gourmet ⬇️
Morango do Amor com brigadeiro de leite ninho e casquinha crocante
Matéria publicada na íntegra no site Revista PEGN.
Quer aprender mais sobre essa receita? Entre em contato com a unidade mais próxima a você e participe dos workshops do Morango do Amor! Clique aqui e participe!
Foto das redes sociais @deliciasdanaty