NOTÍCIAS

Franqueado de 21 anos, compartilha sua história no IG
Compartilhe Compartilhe no Linkedin Compartilhe no Facebook Compartilhe no Whatsapp
Publicação

A Geração Z, composta por aqueles nascidos entre 1990–2000, tem se mostrado uma das mais empreendedoras e inovadoras da história. Segundo dados da PNAD Contínua, mais de 4,9 milhões de jovens entre 18 e 29 anos comandam seus próprios negócios no país, representando 16% dos empreendedores no país.

Nascidos em uma era digital, esses jovens não apenas se adaptaram à tecnologia, mas a utilizam como uma ferramenta poderosa para impulsionar seus próprios negócios e ideias.

Gabriel tem 21 anos e já é dono do seu próprio negócio. Ele atua como franqueado do Instituto Gourmet na Freguesia do Ó/SP, estando à frente da direção da escola de gastronomia. Um exemplo claro de como a juventude dessa geração está quebrando barreiras e construindo impérios com propósito e inovação.

Contudo, o desejo de Gabriel de empreender não surgiu do nada. O principal intuito do Instituto é trazer a gastronomia para os alunos como uma mudança de vida, seja para um hobby ou para abrir seu próprio negócio, e o jovem viu nesse momento o quanto seus ideais encaixavam com os da rede “Sempre gostei da ideia de ajudar as pessoas e transformar a vida delas”, compartilha Gabriel. Para ele, a escola não é apenas um empreendimento, mas uma chance de gerar impacto real na comunidade ao seu redor.

Este espírito de querer mais do que apenas sucesso financeiro é característico da Geração Z.

Para esses jovens, o empreendedorismo vai além de buscar lucro, trata-se de uma missão de transformar e inovar, fazer a diferença em cada projeto, e, ao mesmo tempo, buscar um retorno pessoal e financeiro sustentável.

O caminho de Gabriel, como o de muitos jovens empreendedores, não foi sem desafios. O simples fato de ser jovem e assumir a responsabilidade de comandar um negócio já foi, por si só, um obstáculo. “Às vezes as pessoas duvidam da nossa capacidade por conta da nossa idade”, comenta Gabriel, revelando uma das realidades que muitos empreendedores ‘Z’ enfrentam: a desconfiança pela juventude.

No entanto, como boa parte dessa geração, ele não deixou que isso o impedisse e usou a dúvida como combustível para sua jornada, desenvolvendo resiliência para lidar com os desafios do dia a dia, curiosidade para aprender o tempo todo e atitude para colocar as ideias em prática. Essas três qualidades, segundo o empreendedor, são essenciais para qualquer jovem que deseja destacar-se no mundo dos negócios.

Ele, como um típico representante da Geração Z, busca inovação em tudo o que faz. Ele acredita que essa busca constante é uma característica marcante de sua geração, que é completamente imersa na tecnologia e no digital. “A gente sempre busca inovação. No empreendedorismo, isso se traduz em querer fazer diferente, mas com propósito. Essa geração veio com uma energia diferente, pensamos de forma prática e criativa “, explica Gabriel.

Essa mentalidade criativa e disruptiva tem sido a chave para o seu sucesso. Nem sempre foi fácil, o jovem compartilha que, no início, ele sentiu as dificuldades de ser jovem em um ambiente competitivo, mas superou todos e aprendeu com eles, entendendo que errar faz parte do processo e cada desafio é um aprendizado que contribui para o crescimento pessoal.

O futuro do empreendedorismo jovem é promissor. O franqueado sonha em expandir suas unidades do Instituto Gourmet e continuar crescendo com a marca mostrando que a juventude, com a atitude certa, pode não só liderar, mas também inspirar outras gerações a fazer o mesmo.

Matéria publicada no site ABF — Portal do Franchising

Leia também: Mulheres que Transformam Paixão em Negócio

x
x

Fale com um de nossos consultores no Whatsapp agora!

Selecione abaixo com qual unidade deseja falar no whatsapp:

Falar com consultor no Whatsapp