NOTÍCIAS

6 lanches para ganhar um dinheiro no Carnaval
Compartilhe Compartilhe no Linkedin Compartilhe no Facebook Compartilhe no Whatsapp
Publicação

Folia, calor e movimento nas ruas impulsionam um dos principais mercados sazonais do país. No Carnaval do último ano, dados de plataformas de delivery e comportamento de consumo revelaram que comidas rápidas e fáceis de comer dominaram os pedidos dos foliões para sustentar a maratona de blocos e festas. Esses padrões de consumo refletem uma demanda que segue forte para 2026.

Para quem pensa em transformar criatividade e cozinha em negócio durante o carnaval, alimentos que podem ser preparados com baixo custo, vendidos em porções práticas e com boa margem de lucro são essenciais. Pensando nisso, o Instituto Gourmet, rede especializada em cursos profissionalizantes de gastronomia, selecionou seis lanches que vendem rápido nas ruas e que podem ser uma porta de entrada para empreender na gastronomia.

Pastel
Frito ou assado, o pastel é um clássico da comida de rua porque é versátil, agrada diferentes públicos e pode ser consumido a qualquer hora do dia. O custo por unidade tende a ser baixo quando se opta por recheios econômicos como queijo, carne moída ou legumes, favorecendo a produção em escala. Na precificação, uma boa prática é multiplicar o custo total por três ou quatro, garantindo a cobertura de insumos, gás e mão de obra sem comprometer a competitividade no ponto de venda.

Pipoca gourmet
Funciona porque é um lanche leve, de fácil consumo e com forte apelo de venda, além de ter um custo de produção muito baixo por porção, garantindo boa margem. A estratégia de precificação pode ir além do valor básico ao explorar variações de sabores como bacon ou queijo, permitindo justificar uma faixa de preço mais alta sem comprometer a percepção de acessibilidade pelo consumidor.

Sanduíche natural
Seja no formato de wrap ou no pão tradicional, o sanduíche funciona bem por ser uma opção mais fresca, prática de segurar e preparada com ingredientes simples. O custo por unidade tende a ficar entre médio e baixo quando se utilizam ingredientes sazonais, ajudando a controlar despesas. Na hora de definir o preço, é importante observar a concorrência local e estabelecer um valor que assegure margem de lucro de 50% ou mais, mantendo equilíbrio entre atratividade e rentabilidade.

Espetinhos
É fácil de consumir no meio do bloco e permite combinar sabores populares como frango, queijo coalho ou legumes, atendendo a diferentes perfis de público. O custo de produção tende a ser baixo quando há compra por atacado de proteínas e vegetais, favorecendo a margem. Na precificação, a venda por unidade pode ser complementada por combos de três ou cinco espetinhos, criando uma opção econômica e atrativa para grupos.

Geladinho gourmet
Também conhecido como sacolé, funciona porque é refrescante nos dias de calor, tem produção simples e oferece excelente margem de lucro. O custo por unidade é muito baixo, o que favorece a venda em grande volume. Na precificação, vale considerar o consumo por impulso típico do clima quente, com valores acessíveis que costumam variar, conforme o público e o ponto de venda.

Frutas frescas em porção
Funcionam como uma alternativa saudável para quem busca energia sem sensação de peso, especialmente em contextos de calor e consumo rápido. O rendimento tende a ser alto quando se utilizam frutas da estação, contribuindo para manter o custo por porção ao nível médio baixo. Na precificação, oferecer combinações e mixes de frutas aumenta a atratividade do produto e amplia as possibilidades de escolha para o consumidor.

Carnaval é uma maratona de ritmo, alegria e movimento. Para quem empreende com comida, isso representa uma oportunidade real de conectar sabor, tradição e negócios. Com foco em porções práticas, baixo custo e experiência do consumidor, esses lanches podem transformar a energia da festa em resultados palpáveis para pequenos negócios.

Quer investir e ter renda extra no carnaval e em todas as festividades durante o ano? Clique aqui e matricule-se no Instituto Gourmet.

Matéria publicada no site Terra.

Leia também: Fevereiro é estratégico para iniciar na gastronomia

x
x

Fale com um de nossos consultores no Whatsapp agora!

Selecione abaixo com qual unidade deseja falar no whatsapp: