NOTÍCIAS

O Carnaval acabou. E agora?
Compartilhe Compartilhe no Linkedin Compartilhe no Facebook Compartilhe no Whatsapp
Publicação

Se a sua jornada empreendedora começou no Carnaval este conteúdo é para você, e se já empreendia antes, este conteúdo também é para você. Brincadeiras à parte o show por aqui e por aí não pode parar. O Carnaval acabou, mas existe um vasto cenário de oportunidades ao longo do ano todo.

A vida de quem tem um negócio é cheia de desafios, especialmente no começo da empreitada, quando existe insegurança, falta de prática e dificuldades na administração e gestão. Diante de tantos desafios, muitos abandonam o sonho de serem seus próprios chefes, mas não tem de ser assim. O melhor antídoto e doses de ânimo precisam vir de quem já está nessa jornada a muito tempo, então mergulha aí.

Isabelli Lima que é confeiteira de mão cheia
Clique aqui e acesse o case.

Maria do Socorro que tem um buffet de arrasar
Clique aqui e acesse o case.

Tahiane Amaral que ama cozinhar
Clique aqui e acesse o case.

Reunimos algumas alunas empreendedoras reais que relataram sua jornada, desafios, e a solução que cada uma encontrou para superar as adversidades.

Além das nossas alunas, listamos alguns desafios que a maioria dos empreendedores enfrentam nessa jornada.

1 – Lidar com a solidão e a inexperiência

É normal iniciar e sentir que falta experiência ou conhecimento, por isso, converse com pessoas empreendedoras, tire dúvidas, leia bastante para aprender sobre o assunto e procure os melhores locais para se capacitar, como o INSTITUTO GOURMET, por exemplo. Temos 7 cursos na grade e mais de 140 escolas pelo Brasil. Clique aqui e veja nossos cursos.

2 – Saber quando deixar de planejar e partir para a ação

Um dos principais desafios no início é encontrar o balanço certo entre planejamento e execução. Muitos empreendedores enfrentam esse desafio e precisam saber o momento certo de parar de refinar um produto para lançá-lo no mercado e divulgá-lo de vez.

3 – Conseguir seus primeiros clientes

Conseguir as primeiras vendas é um desafio.

A primeira dica está em apostar no ‘boca a boca’ – especialmente se seu dinheiro para investir em marketing é curto. Antes de partir ativamente para o mercado, acione seus principais aliados e fale com toda a sua rede de relacionamento pessoal (trabalho, família, vizinhos, amigos etc.).

4 – Admitir que você não consegue fazer tudo sozinho

Você pode até querer fazer tudo sozinho, mas precisará delegar tarefas e pedir ajuda, se quiser que seu negócio escale. Conseguir delegar pode, inclusive, salvar muito dinheiro e tempo.

5 – Saber planejar e priorizar as atividades do negócio

Na vida de empreendedor iniciante, saber qual tarefa é mais importante dentre tantas responsabilidades é um desafio e tanto. Fique atento!

6 – Calcular custos antes de abrir uma empresa

Não saber fazer as contas pode comprometer a viabilidade do seu negócio.

Afinal, quanto custa abrir o seu futuro negócio? E de quanto dinheiro você vai precisar para não morrer na praia enquanto a empresa não dá lucro? Essas questões representam um grande desafio na vida de um empreendedor: cuide das finanças empresariais.

7 – Conciliar profissional e pessoal e lidar com o estresse

A vida de um empreendedor não é nada fácil: diferente da vida de funcionário, os rumos do negócio estão apenas nas suas mãos – o que inclui sua sobrevivência financeira e das pessoas que vivem ou trabalham com você.

A solução para conseguir administrar tudo isso é se permitir chorar, ter alguém para desabafar, aguentar os momentos ruins porque sabemos que dias melhores estão por vir e trabalhar duro com a certeza de que esses resultados venham de forma mais rápida.

O que fazer para reduzir o estresse e conciliar a vida profissional com a pessoal? Invista em ter seu tempo fora dos negócios, separe momentos para aproveitar com sua família, amigos, mantenha hábitos saudáveis e seu lazer.

Desejamos uma excelente jornada empreendedora.

Veja a última notícia: Prepare produtos deliciosos e atrativos para os foliões

x
x

Fale com um de nossos consultores no Whatsapp agora!

Selecione abaixo com qual unidade deseja falar no whatsapp:

Falar com consultor no Whatsapp