NOTÍCIAS

Criança na cozinha: benefícios de começar a cozinhar na infância
Compartilhe Compartilhe no Linkedin Compartilhe no Facebook Compartilhe no Whatsapp
Publicação

Desde os primeiros anos de vida de um ser humano, começamos a construir nossa relação com a comida. Por isso, é muito importante que toda criança entenda a importância de se alimentar bem para sua saúde. Uma das formas de criar esse laço de forma consolidada é conhecer e entender os benefícios de começar a cozinhar na infância.

Ter uma educação alimentar desde pequeno gera uma criança mais saudável e bem disposta. Fazê-la entender isso, falar sobre os benefícios dos alimentos e até mesmo estimular o interesse em cozinhar, pode fazer toda diferença para seu desenvolvimento.

Confira alguns benefícios de começar a cozinhar na infância!

Gerar bons hábitos alimentares

É comum crianças terem maior interesse por doces, frituras, ou comidas mais gordurosas. Porém, em muitos casos, isso acontece, porque elas acabam não conhecendo todas as possibilidades que a culinária pode oferecer.

Quando o contato com a cozinha começa desde cedo, ela experimenta uma diversidade de alimentos e expande seu gosto. Opções mais saudáveis passam a fazer parte do cardápio de forma mais frequente.

Ajuda na coordenação motora

Quando a criança tem contato com a cozinha e começa a manusear os utensílios e ingredientes, além de aprender a misturar e separar os alimentos, estimula seu desenvolvimento físico e motor.

Melhora a sociabilidade

Em muitos momentos, estar na cozinha significa um momento de interação com outras pessoas. Seja em família, com um instrutor, com a equipe que trabalha com você, ou até mesmo com o cliente final que vai aproveitar a refeição.

Por isso, quando uma criança começa neste universo, acaba conhecendo novas pessoas e encontrando meios, dentro de sua personalidade, para lidar com cada uma, promovendo assim o desenvolvimento de suas habilidades sociais.

Para jovens muito tímidos ou com dificuldade de comunicação, a culinária pode se tornar um ótimo caminho para trabalhar sua expressão e desenvolver a relação interpessoal.

Perspectiva de futuro

Toda criança já ouviu a pergunta: o que você quer ser quando crescer?

Algumas, passam muitos anos após a infância tentando responder isso. Porém, quando já está inserida em um ambiente de desenvolvimento profissional, ela consegue ver com mais clareza suas possibilidades.

Não quer dizer que ela vai escolher se tornar um Chef ou Confeiteiro, mas, sem dúvida, é um caminho divertido de entender o que gostaria de fazer na vida e criar sensos de responsabilidade.

Dessa forma, a criança tem uma nova perspectiva de futuro, entendendo que é necessário desenvolver suas habilidades, levando em consideração seus gostos e desejos pessoais.

Esses foram alguns pontos que podem ser desenvolvidos para crianças que desejam conhecer a cozinha desde cedo. E claro que com um acompanhamento ideal, isso se torna mais fácil, prazeroso e efetivo.

Vale ressaltar que as atividades envolvendo crianças na cozinha precisam ser 100% supervisionadas por um adultos em qualquer ocasião.

Conheça o GOURMETZINHOS! Um curso desenvolvido para crianças de 8 a 12 anos, que desejam se aventurar na cozinha e conhecer uma nova atividade. .

Veja também: Páscoa não é só chocolate: dicas de brincadeiras para toda família.

x
x

Fale com um de nossos consultores no Whatsapp agora!

Selecione abaixo com qual unidade deseja falar no whatsapp:

Falar com consultor no Whatsapp