A vida de quem tem o espectro autista e de quem convive com quem tem pode ser desafiadora. É sempre necessário buscar formas de encarar o dia a dia de um jeito mais leve e tranquilo. Uma das atividades que mais contribui para o desenvolvimento cognitivo e a sociabilidade é cozinhar. Por isso, trouxemos alguns pontos importantes e benefícios entre culinária e autismo. Confira!
AUTONOMIA
Cozinhar requer autonomia. Afinal, você precisa organizar os ingredientes, colocá-los na ordem definida pela receita, cortá-los, ter noção de tempo, saber como montar o prato e assim vai. Ou seja, permite que a pessoa desenvolva independência nos processos diários.
ESTÍMULO SENSORIAL
Em alguns casos, pessoas diagnosticadas com o TEA podem ter uma sensibilidade sensorial diferenciada. Cozinhar estimula a lidar com diversos tipos de textura ,gostos e sensações.
SOCIALIZAÇÃO
Um dos maiores desafios para quem tem o espectro autista é socializar. Cada pessoa tem o seu tempo e nem sempre se comunicar é algo fácil. Quando a pessoa com TEA começa a cozinhar, lida com outras pessoas, desejos e sentimentos. Tudo isso, permite que as habilidades sociais sejam testadas e treinadas, auxiliando em seu desenvolvimento diariamente.
No IG, acreditamos que a gastronomia transforma vidas. Como na história do Fellipe Henrique, nosso aluno na unidade de ITU-SP, que é autista e encontrou em nossos cursos diversos benefícios para sua vida e desenvolvimento.
Ele conheceu o IG através de um primo e contou para gente que uma das melhores partes de fazer nossas aulas é ter contato com novos alimentos e entender melhor sobre o modo de preparo das comidas. Além disso, ter a oportunidade de cozinhar mais e aprender coisas novas, ajudou Fellipe a superar algumas dificuldades e desenvolver habilidades. Quando questionamos se ele indica o IG para outras pessoas que também têm o espectro, ele respondeu: ”Uma das melhores opções para se aprender a cozinhar”.
Agora que você já viu alguns benefícios entre culinária e autismo, conheça mais sobre nossos cursos. Além de auxiliar na saúde e bem-estar, você ainda pode empreender e mudar de vida.
Veja também: Cozinhaterapia: saúde e bem-estar no ato de cozinhar