Facebook Instagram Linkedin Youtube
Instituto Gourmet
Voltar para home
  • MATRICULE-SE
  • Cursos
  • Unidades
  • Blog Gourmet
  • Team building
  • Seja franqueado
    • Notícias

NOTÍCIAS

Dicas para evitar desperdício na cozinha
Compartilhe Compartilhe no Linkedin Compartilhe no Facebook Compartilhe no Whatsapp
Publicação 26/04/2023

Um dos maiores erros de quem faz comida, seja em casa, lanchonetes, restaurantes ou negócio próprio, é não criar uma organização ideal para os insumos utilizados nas receitas. Esse fator pode levar ao desperdício na cozinha. Para melhorar isso, você precisa se atentar a todo processo de produção, desde a compra, assim, saberá onde estão os erros e o que precisa mudar para e traçar novas estratégias.

Para te ajudar nessa questão, trouxemos dicas essenciais para que você possa gerir seus insumos da melhor maneira e evitar desperdícios de alimentos. Confere só!

ATENÇÃO NA HORA DAS COMPRAS

A hora das compras é um dos momento mais importantes para qualquer produção. Por isso, fique sempre atento. Quando você não vai com uma lista preparada, com a quantidade necessária para cada ingredientes, pode ser induzido a comprar mais ou menos do que precisa. 

Se planeje antes de ir ao mercado. Cheque a dispensa ou estoque, confira o que realmente é necessário para produção e compre apenas o que precisar. 

MONTE UM CARDÁPIO DE ACORDO COM A SUA REAL PRODUÇÃO

Um cardápio com muitas opções é um ponto positivo, mas, você precisa pensar no que isso pode acarretar em sua produção. Ter um ou dois pratos com ingredientes que destoam dos demais, pode não ser uma boa ideia quando falamos de gestão de insumos.

Por isso, a dica é pensar no cardápio focando em qualidade, e não quantidade. Veja quais pratos são mais pedidos e o que você pode trabalhar com ingredientes semelhantes. Não exagere em opções que podem ser pouco pedidas, para que os produtos não saiam da validade ou estraguem com o tempo. 

CUIDADO COM O ARMAZENAMENTO

Uma das formas mais comuns de desperdício é quando o ingrediente ou refeição são armazenados de forma errada. Ou seja, em temperatura ou local não indicados. Todo produto tem suas necessidades de armazenamento diferentes, por isso, tenha atenção aos rótulos e instruções.

Esses foram alguns fatores mais comuns que contribuem para o desperdício na cozinha. O quanto você gasta na produção é determinante no seu lucro mensal, então, fique atento sempre e encontre maneiras de melhorar isso. 

No IG, nossos cursos mostram muito além de técnica, falamos também sobre precificação, gestão de insumos e tudo que você precisa saber para deslanchar com o seu negócio. Caso queira saber como trabalhar melhor vários tipos de ingredientes, conheça nosso curso de Cozinheiro Profissional e seja um mestre em todas as vertentes da cozinha.

Veja também: Conheça os principais tipos de cortes gastronômicos

Fique por dentro!

01
ago

Só o começo! Como viver da Gastronomia?

Saber cozinhar bem é o primeiro passo para quem deseja viver da gastronomia. Mas não é o suficiente. Para transformar a paixão pela cozinha em uma fonte de renda constante e escalável, é preciso ir além das receitas. O mercado[...]
Saiba mais
30
jul

Dá pra viver com negócio gastronômico?

Você ama cozinhar, faz sucesso entre os amigos e familiares, mas ainda se pergunta: será que dá mesmo pra viver disso? Dá pra pagar as contas, crescer e ter estabilidade vendendo comida? A resposta é: sim, dá. E muita gente já est[...]
Saiba mais
29
jul

“Fiz mais de 2 mil morangos do amor”

A febre do morango do amor criou uma Páscoa fora de época entre as confeiteiras que tocam pequenos empreendimentos nas periferias de São Paulo. “Fiz uns dois mil morangos em um mês, talvez até mais”, conta Renata Cristina Lopes, 3[...]
Saiba mais
28
jul

Morango do amor: o doce que viralizou nas redes sociais

O morango do amor virou febre na internet nos últimos dias. O doce, feito com uma camada de brigadeiro branco envolvendo o morango e coberto por uma calda vitrificada de açúcar vermelho, remete à tradicional maçã do amor das festa[...]
Saiba mais
28
jul

Dicas de conservação para doces no inverno

O inverno traz um alívio do calor intenso, mas, para quem trabalha com confeitaria, ele também traz um vilão silencioso: a umidade. É comum pensar que o frio ajuda a conservar os alimentos, mas no caso dos doces, a umidade do ar m[...]
Saiba mais
x
x

Fale com um de nossos consultores no Whatsapp agora!

Selecione abaixo com qual unidade deseja falar no whatsapp:

FALAR COM CONSULTOR AGORA
Falar com consultor no Whatsapp
Instituto Gourmet

Institucional

  • Sobre nós
  • Aulão Gourmet
  • Blog Gourmet
  • Notícias
  • Intranet
  • Fale conosco
  • Validar certificado
  • Política de privacidade

Selos e prêmios

ABF ABF PEGN 2023
Seja um franqueado
Facebook Instagram Linkedin Youtube
Seja um franqueado
© 2024. Todos os direitos reservados Instituto Gourmet Formação Profissional