A gastronomia, como profissão ou como hobby, ajuda a estimular vários pontos na personalidade e hábitos. Responsabilidade, organização, companheirismo, empatia, e um dos principais, que vamos abordar hoje, a criatividade. Como a gastronomia ajuda a estimular a criatividade em vários segmentos da vida? Confira!
Organizar as ideias
Quando você segue uma receita, seu pensamento começa a se estruturar e se organizar. Esse tipo de desenvolvimento, auxilia, principalmente, crianças a melhorarem a capacidade cognitiva e, consequentemente, sua criatividade.
Novidades
Trabalhando com vários tipos de ingredientes, você tem a possibilidade de criar novas coisas. Todas as opções que a gastronomia oferece faz com que seu cognitivo comece a ver outras possibilidades, além das que já estão definidas.
Trabalho em equipe e sociabilidade
A gastronomia permite que você trabalhe com outras pessoas e lide com as ideias e comportamento das mesmas. Isso também permite que você entenda novas formas de ver as coisas e trabalhe sua empatia e ideias.
Empatia
Parece óbvio, mas isso nos leva a entender que dessa forma você acaba pensando em como o outro prefere o que está fazendo. Mais uma forma de estimular o pensamento e a criatividade.
Novas soluções
Algumas vezes existem problemas no ato de cozinhar. Um ingrediente acaba, o gosto não saiu como esperado, algo queima, o tempo de entrega precisa ser mais rápido, algumas pessoas tem alergias gastronômicas. E assim vai, nesse caso, você precisa ser inventivo e achar formas de solucionar esse problemas rapidamente.
Cozinhar é um benefício para seu desenvolvimento cognitivo e de criatividade. Não importa sua idade. Ao colocar seu avental, você está trabalhando mais que apenas suas mãos.
E você, o que gostaria de cozinhar? O IG tem diversos cursos para quem deseja se aventurar no universo gastronômico. Entre no nosso site e veja já.
Veja também: Cozinhaterapia: saúde e bem-estar no ato de cozinhar.