NOTÍCIAS

Gastronomia Sustentável: Uma receita para o futuro
Compartilhe Compartilhe no Linkedin Compartilhe no Facebook Compartilhe no Whatsapp
Publicação

A crescente preocupação com a sustentabilidade está remodelando o universo gastronômico no Brasil, integrando a consciência ambiental nas práticas culinárias. De acordo com um estudo recente da Teads em parceria com a Kantar, os brasileiros estão cada vez mais conscientes das questões ambientais, como poluição e escassez de recursos, refletindo uma mudança significativa em seus hábitos diários. Ao mesmo tempo, a WGSN, uma autoridade em previsão de tendências, revela um aumento no desenvolvimento de prática na gastronomia sustentável nos próximos anos.

A escolha por ingredientes locais e orgânicos está no centro dessa transformação. Focando nisso, os consumidores apoiam a economia local, reduzem a emissão de carbono e evitam o uso de pesticidas prejudiciais. Além disso, a redução do desperdício de alimentos torna-se um foco, com estratégias como planejamento de refeições, armazenamento adequado dos alimentos e compostagem de restos de comida ganhando força.

Outra prática sustentável em ascensão é a preferência por produtos sazonais, que demandam menos recursos para o cultivo e têm menor impacto ambiental devido à redução na necessidade de transporte a longas distâncias. Esta escolha consciente, ajuda na diminuição de gases de efeito estufa na atmosfera, que está associada à produção e transporte de alimentos fora de época. Além disso, a gastronomia sustentável se estende ao uso de materiais.

A redução do uso de plásticos descartáveis, substituindo-os por embalagens reutilizáveis e recipientes duráveis, é uma iniciativa importante para minimizar a poluição ambiental. No que diz respeito aos frutos-do-mar, a seleção de produtos provenientes de práticas de pesca sustentável desempenha um papel importante na preservação dos ecossistemas marinhos e na garantia de uma gestão responsável das populações de peixes.

Respondendo a esta crescente demanda por uma culinária mais consciente, o Instituto Gourmet Brasil oferece o curso de Gastronomia Saudável, onde o aluno aprenderá o uso integral dos alimentos evitando o descarte de partes que ainda podem ser utilizadas, a preparação de receitas saudáveis e o empreendedorismo com foco na sustentabilidade. Enfatizando que, cada escolha consciente na cozinha, representa um passo em direção a um futuro mais sustentável, provando que é possível unir responsabilidade ambiental e inovação gastronômica.

Não perca essa oportunidade! Clique aqui, converse com a escola mais próxima a você e conheça mais sobre nosso curso de Gastronomia Saudável.

Matéria publicada no site da Rádio Uniderp Fm.

x
x

Fale com um de nossos consultores no Whatsapp agora!

Selecione abaixo com qual unidade deseja falar no whatsapp:

Falar com consultor no Whatsapp