NOTÍCIAS

Migrando de MEI para Microempreendedor
Compartilhe Compartilhe no Linkedin Compartilhe no Facebook Compartilhe no Whatsapp
Publicação

O empreendedorismo no Brasil é marcado pela diversidade de formas de atuação, sendo o Microempreendedor Individual (MEI) uma das modalidades mais populares para quem está começando um negócio próprio. No entanto, à medida que o empreendimento cresce, pode ser necessário migrar para a categoria de Microempreendedor (ME), o que traz novas responsabilidades, mas também oportunidades. Nesta matéria, vamos explorar o processo de migração de MEI para ME, as responsabilidades envolvidas e os benefícios dessa transição.

Por que Migrar de MEI para ME?

Como MEI, o empreendedor desfruta de benefícios como simplificação tributária, contribuições reduzidas e formalização do negócio. No entanto, conforme o negócio cresce, podem surgir limitações, como restrições de faturamento e a impossibilidade de contratar funcionários. Migrar para a categoria de Microempreendedor (ME) permite expandir o negócio, aumentar o faturamento e ter mais flexibilidade para contratar colaboradores, além de acesso a linhas de crédito mais vantajosas e possibilidade de participar de licitações públicas.

Passo a Passo para Migrar de MEI para ME:

1. Verifique se sua atividade está permitida: Nem todas as atividades permitidas para MEI são elegíveis para ME. Verifique se sua atividade se enquadra nas permissões da categoria de Microempreendedor.
2. Consulte um contador: Um contador especializado em empreendedorismo pode orientá-lo sobre os procedimentos específicos e auxiliar na preparação da documentação necessária.
3. Atualize o cadastro: Acesse o Portal do Empreendedor ou procure a Junta Comercial de sua cidade para atualizar seu cadastro e realizar a alteração para a categoria de Microempreendedor.
4. Obtenha um CNPJ: Se você ainda não possui, será necessário obter um CNPJ para a nova categoria. Isso pode ser feito durante o processo de migração.
5. Cumpra as obrigações fiscais: Como Microempreendedor, você terá novas responsabilidades fiscais, como a emissão de notas fiscais para clientes e o pagamento de tributos específicos, como o ICMS e o ISS, dependendo da sua atividade e localização.
6. Regularize eventuais pendências: Certifique-se de estar em dia com suas obrigações fiscais e tributárias antes de realizar a migração.

Benefícios de Ser Microempreendedor:
Flexibilidade: Maior flexibilidade para contratar funcionários e expandir o negócio.

Acesso a crédito: Facilidade de acesso a linhas de crédito e financiamento para investir no crescimento da empresa.

Participação em licitações: Possibilidade de participar de licitações públicas, ampliando as oportunidades de negócio.

Prestígio e credibilidade: A formalização como Microempreendedor confere maior prestígio e credibilidade ao negócio perante clientes, fornecedores e parceiros comerciais.

Ao migrar de MEI para ME, o empreendedor assume novas responsabilidades, mas também abre portas para um maior crescimento e sucesso do seu negócio. Com planejamento adequado e suporte profissional, essa transição pode ser uma importante etapa no caminho rumo ao empreendedorismo de sucesso.

Invista na sua carreira gastronômica aqui no Instituto Gourmet. Você poderá aprender diversas receitas e técnicas para engrandecer os seu bufê e tornar seu negócio muito mais lucrativo. Clique aqui e matricule-se. #VEMSERGOURMET🚀💛

Leia mais: Massa Espoja para Pães Artesanais

x
x

Fale com um de nossos consultores no Whatsapp agora!

Selecione abaixo com qual unidade deseja falar no whatsapp:

Falar com consultor no Whatsapp