NOTÍCIAS

Setor de panificação oferece 140 mil vagas no país
Compartilhe Compartilhe no Linkedin Compartilhe no Facebook Compartilhe no Whatsapp
Publicação

O pão é um dos alimentos mais antigos e amados, com lugar de destaque nas mesas ao redor do mundo. No Brasil, são anualmente consumidos 5,9 milhões toneladas de produtos panificados, distribuídos em mais de 70 mil padarias. Uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira das Indústrias de Panificação revela a existência de 140 mil oportunidades no setor, sendo 40 mil disponíveis somente em São Paulo. A falta de trabalhadores qualificados é clara, com a escassez de profissionais afetando pelo menos cinco estados. Na cidade de Campinas, por exemplo, atualmente existem 2 mil posições estão em aberto, levando os donos de padarias a realocar funcionários de diferentes setores.

Rui Gonçalves, presidente do Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria de São Paulo, aponta para a dificuldade em formar novos profissionais devido a desinteresse dos jovens por esse tipo de carreira: “Hoje a gente está com problema de mão de obra. Você não consegue mais formar profissional, porque o jovem já não quer mais uma profissão dessas”.

Entretanto, essa escassez de mão de obra também gera oportunidades. O Instituto Gourmet oferece um curso de Panificação Artesanal para aqueles que desejam empreender ou aprimorar suas habilidades na produção de pães. Durante o curso, os alunos adquirem expertise para se tornarem profissionais de sucesso ou para aumentarem sua renda.

Glaucio Athayde, CEO do Instituto Gourmet, destaca que os profissionais da panificação têm diversas oportunidades além das padarias, podendo explorar áreas como restaurantes, cafeterias, mercados, cantinas, lanchonetes e até mesmo setores relacionados ao turismo gastronômico, como cruzeiros e hotéis. Com sua tradição rica e versatilidade moderna, a panificação continua sendo um pilar essencial na culinária e uma fonte inesgotável de oportunidades profissionais.

Para aqueles que desejam iniciar um negócio ou aprimorar suas habilidades culinárias com a versatilidade desse alimento tão presente em nossas vidas, o Instituto Gourmet oferece o curso de Panificação Artesanal. Entre em contato com a escola mais próxima de você e faça agora a sua matrícula clicando aqui.

Leia também: Aumento de vagas na área de Panificação

x
x

Fale com um de nossos consultores no Whatsapp agora!

Selecione abaixo com qual unidade deseja falar no whatsapp:

Falar com consultor no Whatsapp