Muito presente na mesa dos brasileiros, esse alimento pode ser consumido de forma equilibrada e nutritiva. Em 16 de outubro, o mundo comemora o Dia do Pão, um dos alimentos mais consumidos e apreciados em diversas culturas. Seja no café da manhã, no lanche da tarde ou acompanhando outras refeições, ele está sempre presente na mesa dos brasileiros.
Apesar de não oferecer riscos à saúde, Karoline Schast, nutricionista do Instituto Gourmet, ressalta que o consumo deve ser moderado, isto é, sem exageros. “É possível comer pão todo dia, mas é importante escolher variedades mais saudáveis, como pão integral, de centeio ou com sementes. […] O consumo moderado, aliado a uma dieta diversificada, ajuda a manter uma alimentação saudável”, orienta.
Para garantir os benefícios e manter a saúde, é importante tomar alguns cuidados. “O pão se torna menos saudável quando é feito com farinhas refinadas, que têm pouca fibra e alto índice glicêmico, e quando contém muitos aditivos, conservantes, açúcar e gorduras hidrogenadas”, explica Karoline Schast.
Segundo a nutricionista, o pão branco, por exemplo, não contém muitos nutrientes . Por isso, é importante optar por opções mais saudáveis. “Além disso, o consumo excessivo de pão pode contribuir para o ganho de peso e outros problemas metabólicos, especialmente quando não há um equilíbrio com outros grupos alimentares”, finaliza.
Matéria publicada no site IG Mail. Clique aqui para ler a matéria na íntegra.
Leia mais: Macarrão à Carbonara Com Bacon e Cogumelos