NOTÍCIAS

Receita de morango cravejado do amor na travessa
Compartilhe Compartilhe no Linkedin Compartilhe no Facebook Compartilhe no Whatsapp
Publicação

Depois do fenômeno do morango do amor, um novo doce começa a chamar atenção nas redes sociais: o morango cravejado. A sobremesa mantém o morango como protagonista, mas aposta em uma combinação de creme branco, chocolate e pequenos pedaços crocantes de caramelo vermelho. O nome vem justamente da aparência. Depois de pronto, o doce ganha uma cobertura irregular e brilhante, com pontos vermelhos que lembram uma joia cravejada.

Confira a receita desenvolvida pela chef e consultora pedagógica do Instituto Gourmet, Claudia Genaro.

Ingredientes
Creme

• 2 latas ou caixinhas de leite condensado
• 2 caixinhas de creme de leite
• 3 colheres (sopa) de leite em pó
• 1 colher (sopa) de manteiga
• Cristais de açúcar
• 1 xícara (chá) de açúcar
• ½ xícara (chá) de água
• 1 colher (sopa) de vinagre
• Corante alimentício vermelho a gosto

Montagem e cobertura
• 2 bandejas de morangos
• 250 g de chocolate branco

Modo de preparo
1. Com o fogo desligado, coloque o açúcar, a água, o vinagre e algumas gotas de corante vermelho em uma panela. Misture bem.
2. Ligue o fogo e não mexa mais. Deixe a mistura ferver até que as bolhas comecem a demorar mais para estourar.
3. Para testar o ponto, coloque uma pequena quantidade do caramelo em um recipiente com água gelada. Se endurecer imediatamente e ficar com textura semelhante à de vidro, está pronto.
4. Despeje o caramelo sobre um tapete de silicone e deixe esfriar completamente.

Prepare o creme

1. Coloque o leite condensado, o creme de leite, o leite em pó e a manteiga em uma panela.
Leve ao fogo médio, mexendo sempre, até o creme engrossar e ficar consistente. Retire do fogo e deixe amornar.

Monte a sobremesa

1. Lave e seque muito bem os morangos. Retire os cabinhos e corte as frutas em pedaços.
2. Em uma travessa, faça uma camada de creme e espalhe parte dos morangos por cima. Repita as camadas até finalizar os ingredientes.
3. Para a cobertura, é necessário quebrar o caramelo já frio em pedaços pequenos.
4. Derreta o chocolate branco no micro-ondas, em intervalos de 30 segundos, mexendo a cada pausa até obter uma mistura lisa.
5. Misture os pedaços de caramelo ao chocolate branco derretido e espalhe sobre toda a superfície da sobremesa.
6. Leve à geladeira até a cobertura firmar.

Dica: Para acertar o ponto do caramelo, depois que a mistura vai ao fogo, não mexa mais. Para verificar se chegou ao ponto, faça o teste da água gelada: uma pequena quantidade do caramelo deve endurecer imediatamente e ficar quebradiça, com aparência semelhante à de vidro.

Leia a matéria na íntegra no site Terra, GHZ e Guia da Cozinha.

Leia também: Naked Cake de Frutas Vermelhas

x
x

Fale com um de nossos consultores no Whatsapp agora!

Selecione abaixo com qual unidade deseja falar no whatsapp: