A volta da maior festa popular do mundo, o Carnaval, em seu formato tradicional, deve fomentar a economia brasileira e será uma boa oportunidade para quem pretende empreender com sucesso, ganhar uma renda extra ou aumentar as vendas do negócio. É por isso que empreendedores devem ficar atentos às dicas importantes para atrair mais clientes e aproveitar a festividade para lucrar mais.
Para o Sebrae, a primeira delas é fazer um bom planejamento do estoque, estar atento à formação dos preços, oferecer produtos de qualidade, e principalmente, estabelecer estratégias para ser notado no meio da concorrência. Segundo a CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens de Consumo), o Carnaval deverá movimentar R$ 8,18 bi no turismo, 26,9% acima de 2022.
Veja também: Ganhe dinheiro nesse Carnaval!
Outro aspecto relevante é estar ciente sobre a necessidade de licença municipal em atividades que utilizam espaços públicos para comercialização de mercadorias. Neste caso, o ideal é buscar mais informações quanto antes, já que existem prazos determinados para liberação da autorização pelos órgãos competentes.
Ao final da festividade, é importante que o empreendedor mensure seus resultados, avalie o caixa e seu lucro. Essa análise permite saber se há possibilidade de investimentos futuros.
Confira as 10 dicas para empreender com sucesso no Carnaval:
1 – Faça um planejamento adequado da ideia, detalhando as etapas, custos e tarefas a serem executadas;
2 – Pesquise sobre o negócio a fundo e converse com outros empreendedores sobre eventuais dificuldades;
3 – Fique atento às licenças exigidas pelo município para operar o negócio;
4 – Promoções sempre podem ser atrativas para o consumidor. Ofereça descontos especiais dependendo do estoque da mercadoria;
5 – Saiba o que os concorrentes estão oferecendo e o preço praticado;
6 – Tenha sempre uma boa relação com os fornecedores, já que eles podem oferecer melhores preços no ato da compra;
7 – Planeje eventuais problemas ou cenários negativos. Você estará mais preparado para lidar com eles;
8 – Seja criativo: ofereça produtos ou serviços com diferenciais que chamam a atenção do cliente;
9 – Priorize o atendimento e atenção ao cliente;
10 – Faça uma avaliação dos resultados do negócio no período de folia, indicando pontos positivos e negativos.
Gostou das dicas?! Aqui no Instituto Gourmet nossas aulas são projetadas para te ensinar além! Nós te preparamos com aulas de empreendedorismo, precificação e divulgação do seu produto para que você possa iniciar o seu próprio negócio. Clique aqui, e faça contato com a escola mais próxima a você para conhecer mais sobre nossos cursos e workshops.
Leia também: Doces alcóolicos para fazer e vender no Carnaval