NOTÍCIAS

Jovens empreendedores no mercado do Franchising
Compartilhe Compartilhe no Linkedin Compartilhe no Facebook Compartilhe no Whatsapp
Publicação

Por ser um modelo de negócio formatado e testado, o franchising é um caminho mais fácil para quem deseja empreender, principalmente para jovens empreendedores até 30 anos. Para esta geração Y, nascida no início dos anos 80 até meados de 1990, a mudança é uma necessidade constante e costuma ser vista como grande oportunidade para a busca da autonomia e do sucesso financeiro.

Dados da Organização das Nações Unidas (ONU) apontam que o Brasil é o 7º país com o maior número de jovens entre 18 a 24 anos, totalizando 51 milhões. Uma pesquisa da Fundação Instituto de Administração (FIA/USP), mostrou, ainda, que 99% deles dizem que só se mantêm envolvidos em atividades de que gostam e 96% encaram o trabalho como uma ferramenta de realização pessoal.

Em 2022, o Brasil teve mais de 3,3 milhões de companhias abertas, um saldo positivo de 1,9 milhão de CNPJs, segundo dados do painel Mapa de Empresas, levantamento do Governo Federal. Além disso, o estudo da Associação Brasileira de Franchising (ABF) revelou que o mercado de franquias brasileiro consolidou sua recuperação e deu sinais de crescimento no ano passado, quando superou, pela primeira vez, os R$ 211 bilhões em faturamento.

Os desafios e vantagens de iniciar um novo negócio quando jovem, somados à impulsividade e vontade de uma independência financeira, são fortes aliados para o empreendedorismo e vão desde o filho que investiu em uma franquia de brechó com a mãe, casal que assumiu repasse de loja, que conheceu o setor trabalhando desde aprendiz ou ao acaso.
Dentro de sete histórias de jovens empreendedores no mercado de Franchising que investiram em marcas deste modelo de negócio, o Instituto Gourmet Brasil transformou a vida da Natalia Gonzales de 27 anos, franqueada da unidade Itu SP que alcançou o sucesso de ter a sua própria escola de gastrônomia.

Natalia Gonzales Biscaro Melare tem 27 anos, é formada em engenharia de produção. Sempre teve em mente buscar um caminho em que pudesse trilhar a sua trajetória profissional. Mas durante a pandemia teve que trabalhar de home office e procurou cursos para se distrair no período de isolamento. Foi quando encontrou o Instituto Gourmet, e iniciou o curso de cozinheira profissional. Ao final do curso ficou sabendo que os donos da unidade estavam fazendo o repasse da unidade. Com o desejo de ter o seu próprio negócio, Natalia resolveu investir no modelo de franquias, uma mudança e tanto na sua vida, e com muitos desafios, o repasse deu certo e como franqueada da loja localizada em Embu das Artes, região metropolitana da cidade de São Paulo, ela se sente realizada profissionalmente. “Todo o processo de repasse foi bem rápido, e comandar um negócio que já está ativo é sem dúvida desafiador, mas junto do meu marido estamos dando nosso melhor e hoje me sinto muito realizada, vejo realmente o que é ser apaixonada pelo que se faz. Aqui no Instituto Gourmet transformamos vidas”, revela a empresária.

Leia a matéria na integra lançada no site Jornal Dia a Dia, clicando aqui.

Veja também: Instituto Gourmet marca presença na inauguração do açougue “Bom Beef”.

x
x

Fale com um de nossos consultores no Whatsapp agora!

Selecione abaixo com qual unidade deseja falar no whatsapp:

Falar com consultor no Whatsapp