NOTÍCIAS

Segundo trimestre mostra oportunidade de empreender no Brasil
Compartilhe Compartilhe no Linkedin Compartilhe no Facebook Compartilhe no Whatsapp
Publicação

Segundo informações do Sebrae, as micro e pequenas empresas são responsáveis por 80% dos empregos registrados no país. Os dados indicam que mais de 1,1 milhão de novas vagas de trabalho foram criadas em 2023, evidenciando o contínuo crescimento do setor empreendedor no Brasil. Essa tendência abre oportunidades ideais para aqueles que têm interesse em iniciar seu próprio negócio.

“O aumento na geração de empregos revela uma crescente demanda por mão de obra, fator que se converte em uma ascensão dos negócios nacionais”, pontua Fábio Farias, especialista em expansão de negócios e fundador da franquia Love Gifts. A perspectiva do profissional se confirma em redes como a Unhas Cariocas, que apresentaram um aumento de 27,2% nos atendimentos em 2023, fator que implica em mais contratações.

A tendência se replica no setor de beleza como um todo, que apresenta uma ascensão contínua. Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o nicho teve um crescimento de 15%, no comparativo entre 2022 e 2023. Redes como Alergoshop, Espaço Make e Escova Express, atuam como exemplos desse cenário, uma vez que encerraram o período com faturamentos multimilionários.

“A abertura de novos empreendimentos traz benefícios para o país como um todo. O fundador obtém vantagens, no entanto, é importante ressaltar que está sendo disponibilizado um serviço ou produto que contribui para a economia nacional”, explicou Fernando Loureiro, especialista em consultoria de franquias. Ele destacou que esse cenário é evidente em setores como o da educação, no qual o impacto do negócio se traduz em melhorias na qualidade educacional local e na geração de receita. A ABF relatou um crescimento de 6,5% no setor, destacando empresas como o Instituto Gourmet, que oferece cursos profissionalizantes na área de gastronomia e obteve um faturamento de mais de R$ 100 milhões em 2023.

O crescimento do mercado interno não se limita a fortalecer os setores tradicionais já estabelecidos, mas também se reflete na adoção de novidades. Um exemplo disso é a Funil de Vendas, que se destaca pela eficácia ao ensinar as empresas a alcançarem suas metas de vendas. O mesmo ocorreu com a Sonhagro, que se destacou como a primeira franquia de crédito rural do país, liderando no mercado nacional. Outro exemplo é a Aluga Ai, que oferece serviços de aluguel de carros de luxo, um nicho pouco explorado no Brasil. Também é o caso da Tem Jeito, que, paralelamente, inova no setor de moda residencial.

A diversidade do setor de franchising no Brasil abre um leque de possibilidades para que o investidor empregue o seu capital em negócios já formatados, validados e reconhecidos no mercado, o que minimiza consideravelmente os riscos.

Matéria publicada na página Moment Business.

Leia também: Mulheres empreendedoras palestram na SMZTO

x
x

Fale com um de nossos consultores no Whatsapp agora!

Selecione abaixo com qual unidade deseja falar no whatsapp:

Falar com consultor no Whatsapp