O Confeiteiro é responsável por criar e recriar receitas. Deve estar sempre atento às normas de higiene, segurança, quantidade de ingredientes, operação de máquinas e boas práticas de relacionamento com outros colegas de cozinha.
Esse profissional prepara e cria receitas de bolos, doces, biscoitos, salgados, canapés, sorvetes, caldas, tortas, cupcakes, recheios, coberturas, etc. E os seus produtos podem ser feitos em escala industrial, comercial ou caseira.
Além do sabor, um bom confeiteiro também deve levar em conta a beleza e a apresentação de seus preparos.
É um tipo de profissional que costuma enfrentar longas jornadas de trabalho e utilizar bastante a criatividade em sua função. Também é importante estar em constante atualização para conquistar o espaço no mercado de trabalho e encontrar oportunidades para empreender no próprio negócio.
O mercado de trabalho para o profissional de confeitaria é bastante amplo, com vagas em grandes, médias e pequenas empresas do ramo alimentício como padarias, supermercados, docerias, restaurantes e lojas especializadas em bolos. A carreira traz diversas possibilidades, que vai desde abrir o próprio negócio, ministrar aulas particulares, se associar aos buffets e trabalhar com todos os tipos de eventos, inclusive corporativos.
Hoje, um chefe de confeitaria recebe em média R$ 2.000 no início de carreira e pode chegar a receber até R$ 3.500, de acordo com a sua especialização.
Uma opção vantajosa para quem deseja trabalhar com confeitaria é se matricular no curso de confeiteiro profissional aqui do Instituto Gourmet. Você vai se especializar, aprender diversas técnicas, se tornar um confeiteiro experiente e fazer a sua carreira decolar. Matricule-se!