NOTÍCIAS

Cake Design: O velho bolo com cara de obra de arte.
Compartilhe Compartilhe no Linkedin Compartilhe no Facebook Compartilhe no Whatsapp
Publicação

A produção de bolos para comemorações de aniversários e casamentos está deixando a cozinha e migrando para ateliês culinários. A onda do cake design, que dá aos produtos uma cara de obra de arte, é uma nova especialização abraçada por empreendedores que apostam no uso de técnicas mais sofisticadas de confeitaria. A valorização dos produtos está na aparência e nos ingredientes, ensinados em cursos profissionalizantes que aproveitam a tendência para ganhar mais alunos.

Esse mercado é impulsionado em grande parte pelo crescimento do serviço de delivery, que tem ampliado a demanda de pequenos negócios. Não por acaso, muitos desses empreendedores vêm buscando aperfeiçoamento para galgar degraus mais altos e abandonar a estrutura caseira.

Segundo dados da pesquisa trimestral de desempenho do setor da Associação Brasileira de Franchising (ABF), relativos a 2022, o segmento de educação e treinamento foi um dos que mais cresceram, registrando aumento de 22,9% estimulado em grande parte pelos cursos voltados a confeitaria e culinária.

O Instituto Gourmet Brasil, que tem uma rede de ensino profissionalizante em gastronomia ramificada pelo país, teve no ano passado um bom resultado – o faturamento da rede superou a marca histórica de R$100 milhões, aumento de mais de 25% – e espera crescimento também em 2023. A rede tem 140 unidades, que atendem mais de 32 mil alunos, e 20 franquias já comercializadas em vias de abrir as portas, elevando para 160 o total de escolas.

– No ano passado, fizemos diversas mudanças, reestruturamos os produtos e promovemos melhorias nos treinamentos para a rede, além de avançar em business intelligence, que suportaram as decisões de negócio baseadas em dados – explica o CEO do Instituto Gourmet, Robson Fejoli.

A advogada Carol Barreto, que mora na Região Metropolitana de Natal (RN), perdeu o emprego na pandemia e voltou a investir na culinária, um talento esquecido, para suportar o período de crise econômica. Com o tempo, seus bolos foram ganhando sofisticação, agregando mais valor ao negócio e conquistando a clientela.

Depois de cursos de aperfeiçoamento, ela ingressou na linha de cake design, fazendo coberturas com massa americana e em combinações de cores com temática abstrata. Vários tipos de decoração podem ser agregados ao gosto do freguês, garantindo sempre peças únicas.

Hoje em dia, ela não tem mais que dividir o espaço da geladeira para guardar seus ingredientes, e já tem um fogão próprio para o trabalho. Seu objetivo é montar um ateliê neste ano, impulsionada pelo aumento da procura por bolos.

– Eu preciso analisar o estilo da pessoa que encomenda para fazer um bolo personalizado. São todos exclusivos e nunca se repetem. Por isso, tem tanta procura. Já recebi encomenda até para levar meus bolos para a Europa – conta Carol, que hoje fatura mais do que antes como advogada.

Leia também: Mãe vende doces na rua para realizar sonho dos filhos.

ESCULTURAS

Gláucia das Santos Leite, moradora da Gardênia Azul, na Zona Oeste do Rio, também elevou sua renda quando deixou de fabricar trufas para atuar como cake design. Seus trabalhos são verdadeiras esculturas. A preferência da clientela, majoritariamente da região da Barra da Tijuca e Recreio é pelos temas de desenhos animados ou filmes para crianças. Bolos com cobertura em formato de flores também estão em alta. Além do prazer de fazer os bolos decorados, ela conseguiu elevar em 50% sua renda.

– Ao contrário da confeitaria comum, o cake design faz com que o bolo da festa seja um verdadeiro presente. É um produto totalmente personalizado e que pode combinar com toda a decoração da festa – explica Gláucia.

A analista de sistemas Caroline Reis também encontrou na confeitaria sua nova fonte de renda, mais vem aprendendo mais recentemente a transformar seu talento para preparar bolos comemorativos em mais resultados financeiros, a fim de garantir a sustentação ao negócio.

Depois de ter conhecido a Feira do Empreendedor Sebrae, ela aprende a calcular o custo com os pedidos, e o trabalho tem agora uma precificação mais correta. Além da habilidade com as planilhas no Excel, ela está ganhando intimidade com o marketing digital, o que aumenta as chances de vendas.

– O cake design é uma realização pessoal, mas também uma fonte de renda para a vida toda. Agora consigo calcular o lucro e, assim, posso fazer promoções sem ter prejuízo – conta Caroline, que também aprendeu a lidar com crédito. Com o financiamento que fez, montou um ateliê dentro de casa. Para ela, a opção pelo empreendedorismo é um caminho sem volta.

Clique aqui e veja a matéria publicada no Jornal O Globo Virtual.

Veja essa e outras matérias clicando aqui.

Leia a última matéria: O Carnaval acabou. E agora?

x
x

Fale com um de nossos consultores no Whatsapp agora!

Selecione abaixo com qual unidade deseja falar no whatsapp:

Falar com consultor no Whatsapp